Então você acha que quer um gato-de-bengala como Thor? Pense novamente!

Então você acha que quer um gato-de-bengala como Thor? Pense novamente!

Por Julie Hanan / Tradução de Jade Medeiros

A internet está movimentada por causa de Thor, um gato-de-bengala com uma pelagem maravilhosa. “Eu quero um, também!” Mas você realmente quer?

Após termos resgatado 57 gatos híbridos e enviado muitos mais para outros santuários, nós sabemos muito sobre gatos como Thor. E não é de modo algum o que os criadores prometem.

Gatos híbridos NÃO são como gatos domésticos

Gato bengala thor2

A maioria de nossos resgates de híbridos foi entregue por pessoas que compraram essas raças produzidas de um criador. Disseram a eles que teriam a aparência de um leopardo e a personalidade de um gato doméstico – o que simplesmente não é verdade. Você jamais pode predizer o quão selvagem e o quão doméstico o gato será nessas composições genéticas.

Apesar de os compradores estarem dispostos a gastar muito dinheiro em gatos exóticos, eles ficaram chocados e não desejam nenhum dos traços comuns específicos que vêm com essas raças. Eles apenas queriam um gato bonito, nada mais.

Convier com miados altos e os uivos comuns a esses gatos ou suportar o odor penetrante da urina por toda a casa, destruindo os tapetes, paredes e móveis, fazem a maioria dos donos lutar, procurando por uma solução.

Adivinhe qual? Não há nenhuma solução! Essa é a natureza da fera, como dizem.

Gato bengala thor3

Eles parecem estar surpresos pelos problemas de saúde crônicos pelos quais essas raças são comumente afetadas, também. Depois de os compradores pagarem milhares de dólares aos criadores, agora eles têm contas de veterinário por causa de diarreia crônica, infecções respiratórias das vias superiores, entre outras doenças. Isso pode frequentemente fazer o preço de aquisição inicial parecer insignificante.

Gato bengala thor4

Gatos-de-bengala e híbridos vindos de gatis também têm uma grande chance de portar FIP – Feline Infectious Peritonitis (Peritonite Infecciosa Felina) – uma doença fatal em gatos. Nada pode ser mais de partir o coração do que dizer adeus ao gato pelo qual você se apaixonou. Leia como foi para esta tutora que entregou seu gatinho Escobar a nós depois de gastar milhares de dólares tentando diagnosticar seus muitos problemas de saúde. A propósito, o criador não ajudou em nada.

Nós podemos fazer melhor

É fácil para muitas pessoas entender por que um tigre de 181 kg não deveria ser mantido como um animal doméstico, mas as pessoas ainda vão tentar manter esses pequenos gatos selvagens e híbridos como animais domésticos. Eles parecem não entender que não é uma questão de tamanho, selvagem significa selvagem!

Esses gatos são classificados entre dois mundos. Alguns são ferozes ou tímidos, outros querem atenção, a maioria deles tem problemas de saúde e de comportamento quando são entregues a nós. Nós aceitamos a sujeira e os problemas de saúde e de comportamento que a maioria das pessoas se recusa em aceitar. Com doações, somos capazes de mantê-los em áreas internas e externas onde eles possam mostrar seu lado selvagem natural.

Nós encorajamos qualquer um que considere um gato de bengala ou gatos híbridos como um animal doméstico a ler as estórias em primeira mão de tutores antigos e os problemas que eles tiveram, antes de tomar uma decisão pela qual você poderá lamentar. E leia como é a realidade desses gatos nos gatis de criadores, gatos como Sapphire. Para aqueles que resgataram um gato-de-bengala ou um gato híbrido e permaneceram comprometidos a ele, obrigada!

Com tantos animais domésticos maravilhosos precisando desesperadamente de lares, não há simplesmente nenhuma desculpa para comprar ou criar gatos exóticos como animais domésticos. Nós esperamos que você nos ajude a educar os outros quando vir híbridos sendo divulgados como animais domésticos adequados – já que nada pode estar mais longe da verdade.

Por favor, compartilhe este link que tem tudo o que você precisa ou sempre quis saber sobre híbridos. Nós precisamos da sua ajuda para prevenir que mais gatos híbridos sejam criados insensatamente por lucro. A educação é a chave.

Obrigada pelas suas doações que nos ajudam a cuidar de todos esses híbridos descartados aos quais demos refúgio. Sem vocês, eles não teriam outra opção.

Fonte: One Green Planet


Nota do Olhar Animal: Não compre animal algum, pois ao fazê-lo você estará INVARIALVELMENTE financiando os maus-tratos, os abusos, as crueldades. E colaborando para reforçar a ideia de que animais são objetos passíveis de serem comercalizados, o que sempre traz consequências nefastas para os bichos.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.