Entidade denuncia tratamento cruel de elefantes na Tailândia

Entidade denuncia tratamento cruel de elefantes na Tailândia

Um vídeo feito com câmera escondida mostra jovens elefantes na Tailândia sendo tirado de suas mães e expostos a métodos abusivos de treinamento para fazer truques para turistas, de acordo com uma entidade de proteção aos animais.

https://youtu.be/CI2y1tnoe20

A “World Animal Protection” divulgou imagens gravadas secretamente em vários locais entre dezembro de 2018 e janeiro de 2020, que mostram mães e crias alterados por serem separados. Há imagem dos pequenos elefantes isolados, com trauma.

Os vídeos capturam o que a entidade diz serem três equipes de treinamento que se esforçam para os animais sejam submissos e possam aprender truques como girar bambolê pela trompa, andar com penas com as patas de trás ou pintar uma tela.

O ministro de meio-ambiente da Tailândia disse que crueldade com animais não será tolerada, e que, se as imagens forem autênticas, medidas serão tomadas.

As gravações mostram oito elefantes submetidos a um programa de oito passos que é chamado de o aperto.

Eles foram forçados a andar com pernas acorrentadas, áreas sensíveis dos elefantes eram cutucadas com ganchos ou eles eram expostos a estradas movimentadas.

A filmagem mostra o que o grupo disse ser a provação de uma mãe elefante, Gintaala, que foi separada ao longo do tempo de cada um de seus quatro filhotes.

“Os elefantes andam em manadas e cuidam um do outro. Então, fazer coisas assim é muito desumano”, disse Roatchana Sungthong, gerente nacional de Proteção Animal Mundial.

Elefantes são um orgulho nacional e fazem parte da identidade tailandesa ao longo de sua história. Eles são usados para trabalho, para transporte e mesmo batalhas.

O ministro de meio-ambiente Varawut Silpa-archa disse que a crueldade animal era inaceitável, e pediu a qualquer grupo que tiver evidências para mostrá-la.

“Um segundo de atraso pode significar a vida desses elefantes”, ele afirmou.

Laithongrien Meepan, um especialista em elefantes e dono de um centro de treinamento dos animais, disse que acredita que os vídeos são montagens, e que mostram métodos antigos que eram usados em elefantes capturados na selva.

O centro de treinamento de Laithongrien não foi acusado de práticas abusivas, e ele disse que os responsáveis pelos elefantes não usam essas táticas.

O “World Animal Protection” disse que o vídeo é real, e não uma montagem.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.