Entidades farão manifestação contra vaquejadas no Piauí

Entidades farão manifestação contra vaquejadas no Piauí
Boi após uma vaquejada. (Foto: Ascom)

Um grupo de entidades de defesa dos animais irá realizar uma manifestação nesta sexta-feira (04) a favor da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que torna inconstitucional as vaquejadas no país.

O movimento pretende iniciar na Praça João Luís Ferreira a partir das 07h30. Os ativistas irão demonstrar apoio a decisão do STF proferida no último dia 06 de outubro, que julgou inconstitucional um projeto de lei do estado Ceará que regulamentava a prática das vaquejadas no estado. A decisão do STF é referente apenas à regulamentação da vaquejada no Ceará e o resultado será válido para eventos realizados no Estado. No entanto, ela pode abrir caminhos para permissões ou proibições de eventos em outros estados.

Uma das organizadoras da manifestação, a presidente da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Saneamento da Câmara de Teresina, vereadora Teresa Britto (PV), diz que a manifestação pacífica visa chamar a atenção da população e do Poder Público sobre os maus tratos que são praticados aos animais nas vaquejadas.

“Realizamos algumas vistorias em locais onde se fazem vaquejadas em Teresina, como no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, e constatamos animais com pernas quebradas, rabos arrancados e encontramos até cadáveres de animais que podem ter morrido devido ao esforço durante as vaquejadas. É um esporte violento e agora inconstitucional e vamos lutar para que decisão do STF seja mantida e estendida a todo o país”, comenta.

Com informações da Ascom

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.