Entra em vigor fim da obrigatoriedade de testes de cosméticos em animais na China

Entra em vigor fim da obrigatoriedade de testes de cosméticos em animais na China
China acaba com a obrigatoriedade de testes em animais (Foto: Getty Images)

Mais um passo na luta por cosméticos 100% cruelty-free. O governo chinês finalmente acabou com a obrigatoriedade de testes em animais para a comercialização de cosméticos no país. A medida entrou em vigor no sábado, 1. O anúncio da medida foi feito em 2019, mas só em maio deste ano o decreto entrou em vigor.

A partir de agora, marcas com produtos importados poderão comercializar shampoos, sabonetes e maquiagens sem a necessidade do produto passar por testes em animais. A China é o segundo maior mercado de cosméticos do mundo, movimentando mais de 5 bilhões de dólares por ano. A partir de agora, marcas cruelty-free poderão entrar no mercado chinês.

Apesar disso, a medida não significa o fim de testes em animais da China, já que o  órgão regulatório do país não incluiu, na lista de produtos liberados, cosméticos como tintura de cabelo e protetor solar, por exemplo. Para vender tais produtos no país, as empresas terão que passar por diversos testes para se isentarem dos testes em animais. Aqueles que não passarem, ainda terão que testar seus produtos.

O diretor internacional do órgão de proteção aos direitos dos animais do Reino Unido (RPSCA), o RPSCA, Paul Littlefair, declarou à Dazed Digital que o movimento da China é importante: “É um sinal que as autoridades chinesas estão, cada vez mais, enxergando o bem estar animal como uma parte importante para o desenvolvimento do país”.

Fonte: Revista Glamour

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.