Entrega voluntária de animais silvestres tem novo endereço em Belém, PA

Entrega voluntária de animais silvestres tem novo endereço em Belém, PA
Animais recebidos pelo órgão ambiental do Pará são soltos após triagens e recuperação física em ambientes naturais — Foto: Divulgação

A partir desta terça-feira (24), entregas voluntárias de animais silvestres para a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) devem ser realizadas no prédio da Secretaria, localizado na travessa Lomas Valentinas, 2100 (ao lado do Bosque Rodrigues Alves). O horário de entrega é das 08h às 12h.

Os animais recebidos pelo órgão ambiental, por entrega pessoal voluntária ou por outros órgãos ambientais, passam por triagem e recuperação física, avaliação feita por instituições parceiras, antes de serem soltos em ambientes naturais e adequados às espécies, de acordo com a Semas.

Se não for considerado saudável e apto para viver na natureza, o animal é encaminhado para mantenedores, também parceiros da Secretaria. Quando são animais ameaçados de extinção, a Semas mobiliza o responsável pela proteção dessas espécies.

“A população precisa saber do novo endereço e fazer a entrega voluntária de animais que estão sob sua posse de forma ilegal e dos que sejam encontrados em locais inapropriados. A gente faz o recebimento, mas quando for situação de emergência e de risco para o animal, é necessário contatar o BPA (Batalhão de Polícia Ambiental) através do 190”, alerta o coordenador de fiscalização ambiental da Semas, Tobias Brancher.

Situação de maus-tratos, caça e pesca ilegais e tráfico de animais silvestres devem ser encaminhadas à Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), da Polícia Civil. Pedidos de resgates podem ser feitos para o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), pelo número 190.

Serviço:

Entrega voluntária de animais silvestres
Endereço: Semas Bosque (travessa Lomas Valentinas, 2100, entre Rômulo Maiorana e Almirante Barroso)
Segunda à sexta-feira, de 8h às 12h.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.