ENTREVISTA ebc eleicoes thumb

Entrevista: A pauta animal e as eleições 2014

ENTREVISTA ebc eleicoesQuem acompanha a propaganda eleitoral no rádio e na TV tem percebido o relevante número de candidatos que apresentam o compromisso com a causa de defesa dos animais como plataforma de campanha. As propostas vão desde a implantação de hospitais veterinários públicos, até a criação de legislação mais rigorosa para punir os que cometem maus-tratos contra animais domésticos e silvestres. A pauta, assim com tamanho destaque, muitas vezes como base da plataforma de candidatos, é algo novo na política brasileira.

Mauricio Varallo, diretor da ONG Olhar Animal, que atua na causa da proteção animal há muitos anos, faz uma análise das mudanças que isso representa na sociedade, que cada vez menos tolera práticas perversas e abusivas contra os animais. Ao mesmo tempo há ainda muitos temas que estão fora das pautas principais dos candidatos e que precisam ser contemplados, como o fim dos testes em animais, o uso de animais vivos em aulas de medicina, a vivissecção, e as implicações do consumo de produtos de origem animal e o tratamento dispensado aos chamados “animais de abate”.

O que revela essa inclusão dos animais na pauta política do Brasil? Que modificações podemos vislumbrar na sociedade brasileira a partir dessa nova postura de candidatos e eleitores?

O programa poderá ser ouvido em ondas curtas, nas frequências 11.780 KHz e 6.180KHz, no Distrito Federal e toda a Amazônia Legal. E de qualquer local pela internet: http://radios.ebc.com.br/nacionalamazonia

Programa Amazônia Brasileira, comandado pela jornalista Beth Begonha na Rádio Nacional da Amazônia.

Amanhã, dia 24/09, quarta-feira, às 9:30h

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.