PR ValedoIvai envenenamento caes causa revolta moradores

Envenenamento de cães e gatos causa revolta em moradores de Rosário do Ivaí na região do Vale do Ivaí, PR

Por: Luiz Demétrio 

Uma matança de cães através de envenenamento provocou revolta em moradores de Rosário do Ivaí, na região do Vale do Ivaí (norte do Paraná. A Polícia Militar (PM) confirmou nesta quarta-feira (3) que, nas últimas semanas, cães e gatos amanhecem mortos no município e o número de animais envenenados já passa de 15 .

“Esses animais morreram todos envenenados; é uma triste judiação. Recentemente estávamos fechando nosso estabelecimento e cães estavam brincando com as crianças na calçada e pouco depois os animais apresentaram sintomas de envenenamento. Certamente jogaram carne com veneno de rato. Fizemos de tudo, mas os animais morreram. As crianças ficaram em estado de choque, diz uma moradora de Rosário de Ivaí, que se identificou apenas como Alessandra.

A polícia de Rosário afirma que está atenta e trabalhando para identificar a pessoa que está envenenando cês e gatos no município para responsabilizá-la penalmente.

ANIMAIS DE RUA

As vítimas mais frequentes de envenenamento são, geralmente, os animais de rua e aqueles que, apesar de terem dono, têm acesso à rua. Este tipo de intoxicação pode ser causado por pessoas que desejam se livrar dos animais sejam eles abandonados ou não, simplesmente pelo fato de sentirem-se incomodadas.

O conhecido chumbinho que, apesar de ser ilegal e ter sua venda proibida, é a arma mais utilizada para o envenenamento de cães e gatos, já que é facilmente encontrado, inclusive sendo vendido como ‘veneno para ratos’.

Os animais envenenados pelo chumbinho apresentam alguns sinais clínicos que servem de alerta para que o animal seja imediatamente socorrido. Os sintomas podem ser tremores em alguns músculos (feixes musculares), diminuição dos batimentos cardíacos, salivação excessiva, dificuldades para respirar, diarreia, vômitos, tosse, secreções nasais, edema pulmonar, o animal urina constantemente, perda da coordenação motora e outros sintomas.

TIPIFICAÇÃO DO CRIME

Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de 3 meses a um ano e multa. Mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento de animais) e não cometeu delito nos últimos 5 anos, a Lei faculta ao juiz substituir a pena de detenção por multa revertida em bens como cestas básicas e cobertores ou prestação de serviços à comunidade.

Fonte: TN Online

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}