Envenenamento de cães preocupa moradores da Vila Casoni, em Londrina, PR

Envenenamento de cães preocupa moradores da Vila Casoni, em Londrina, PR
Salsicha com chumbinho, cuja venda é ilegal (Foto: Reprodução / Globo.com)

Os moradores da Vila Casoni, em Londrina, no norte do Paraná, estão preocupados com os constantes envenenamentos aos quais os cães da região têm sido submetidos. Na casa de Dona Maria foram três tentativas. Em uma delas, um dos cães chegou a comer uma salsicha com chumbinho, mas a tutora percebeu e agiu rapidamente. “Eu tenho um medicamento guardado em casa, então apliquei na hora que vi”, relatou.

Dona Maria está preocupada: com medo de que um de seus 18 cães seja envenenado mais uma vez, ela toma alguns cuidados. “Fiz uma cerca no quintal. A partir das 18 horas fico no portão olhando quem passa aqui na frente”, contou.

O veneno utilizado nas tentativas de envenenamento, conhecido como chumbinho, costuma ser usado ilegalmente como antídoto para ratos. Silvana, outra tutora, até guardou fotos da salsicha com chumbinho que jogaram no quintal de sua casa. “Assim que eles jogaram, meu marido percebeu e conseguiu resgatar antes que os cachorros pegassem”, afirmou.

O envenenamento de animais é crime de maus tratos. Além disso, a venda do chumbinho, que é proibida, é considerada crime contra saúde pública. O responsável pode pegar até 15 anos de prisão. Em uma rua da Vila Casoni, foram registrados cinco casos em apenas um mês. Preocupados, os moradores pensam em se unir e colocar câmeras de monitoramento. “Temos animais porque a gente gosta e também pela segurança. Quando resgatamos cachorros da rua, estamos cuidando e vacinando eles. E quando estão na rua, eles estão em perigo e trazem perigo para nós”, explicou Silvana.

O chumbinho afeta o sistema nervoso e age muito rápido. É importante ficar atento aos principais sintomas de intoxicação e envenenamento. “[O animal envenenado] pode apresentar excesso de salivação, além de tremores musculares e convulsões”, apontou a veterinária Helma Sodré. Ela lembra ainda a importância do socorro ser bem rápido. “É necessário perceber alguns sintomas e administrar com remédios. Desta forma, a pessoa tentará fazer com que o animal reaja a esta intoxicação. Em seguida, o cão deve ser levado ao veterinário”, disse.

Por Beatriz Amaro

Fonte: Diário 24h


Nota do Olhar Animal: É mais fácil pegar quem vende o veneno do quem quem envenena os animais, mas as autoridades (policiais, sanitárias, MPs) fazem pouco caso desta situação, que foi denunciada e alvo da campanha “Chumbinho não!” promovida pelo Olhar Animal.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *