Envenenamento de cães preocupa moradores de Sapucaia, RJ

Envenenamento de cães preocupa moradores de Sapucaia, RJ
Boletim de ocorrência foi registrado na delegacia e a Polícia Civil investiga o caso (Foto: TV Rio Sul / Reprodução)

Moradores de Sapucaia, RJ, estão assustados com a onda de envenenamento de cachorros na cidade. Nas últimas duas semanas, já foram pelo menos 10 animais encontrados mortos por esse motivo.

Uma veterinária contou que atendeu cerca de cinco cães no último fim de semana. Segundo ela, os animais socorridos apresentavam características bem parecidas, aparentando terem sido envenenados.

“A gente não pode fazer uma afirmação, porque a gente não tem um exame e um laudo sobre isso. Mas, pela sintomatologia e tudo, é chumbinho e está aparecendo muitos animais [envenenados], muitos. O animal [envenenado] começa a vomitar, babando, babando, babando muito e com tremores musculares. Tem animais que não conseguem nem ficar em pé”, disse a veterinária Talita Miranda Guimarães.

Comovida e preocupada com o avanço dos casos, uma moradora de Sapucaia registrou um boletim de ocorrência na 109ª Delegacia de Polícia para denunciar o problema. Ela também perdeu seu bichinho de estimação recentemente.

“Aconteceu no domingo e no domingo mesmo, enquanto a minha cachorra tava sendo socorrida, e o outro que andava com ela sempre juntos, apareceu mais um [cão envenenado]. Então, é uma coisa assim, além de recorrente é uma quantidade muito grande”, disse a fisioterapeuta, Cátia Ferreira.

“Só perto de onde eu trabalho já foram três ou quatro. Alguém tem que tomar uma providência né, porque eu tô preocupado até com meus animais que vivem na minha casa. Alguém pode passar e jogar veneno no meu quintal e matar eles”, reclamou um morador que também teve o cão envenenado, mas conseguiu socorrê-lo a tempo e salvar o bichinho.

A delegacia Sapucaia informou que está investigando os casos de cachorros envenenados. A Vigilância Sanitária disse que também está ciente sobre os ocorridos e já está tomando providências para reduzir o problema. Maus-tratos contra animais é crime, com pena de três meses a um ano de detenção e multa.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *