Envenenamento de gatos preocupa comunidade de bairro de Florianópolis, SC

Envenenamento de gatos preocupa comunidade de bairro de Florianópolis, SC
O gato Banguela foi um dos seis gatos envenenados no Campeche nas últimas semanas, graças a sua dona, foi salvo a tempo. – Valéria Lauteuscheger

Moradores do Campeche, no Sul da Ilha, reclamam que há pelo menos duas semanas gatos vêm sendo mortos por envenenamento no bairro. De acordo com a moradora Valéria Lauteuscheger, cinco gatos foram mortos na rua Guilherma Maria da Silva, próximo a um mercado localizado na avenida Pequeno Príncipe.

Além dos cinco gatos mortos, segundo Valéria, um outro gato também foi envenenado, mas foi resgatado a tempo. Após ser internado, sobreviveu e voltou para casa. A moradora do Campeche contou ainda que ouviu de conhecidos que os envenenamentos estão ocorrendo também em outras partes do Campeche.

A moradora afirmou que ela e uma vizinha, que teve dois gatos mortos por envenenamento, registram boletins de ocorrência online no site da Polícia Civil para que a denúncia fosse verificada.

Polícia Civil investiga os casos

À reportagem do ND+, a Dibea (Diretoria do Bem-Estar Animal) afirmou não ter conhecimento sobre os casos de envenenamento de gatos no Campeche. Ao ser questionada sobre uma possível atuação nesta situação, a diretoria informou que “este tipo de episódio cabe à delegacia de polícia abrir uma investigação, mediante boletim de ocorrência”. Por se tratar de um caso de polícia, a recomendação é de denunciar o caso às autoridades.

A Polícia Civil informou ainda que, na tarde desta segunda-feira (17), uma equipe de investigações foi enviada ao local para colher informações e dar início aos trabalhos investigativo. O responsável pela investigação é o delegado Abel Mantovani Bovi, da 2ª Delegacia de Polícia do Saco dos Limões.

O gato Mario foi um dos felinos mortos por envenenamento, pena para o crime pode chegar até a três anos de reclusão – Valéria Lauteuscheger

Multa e detenção

A Lei 9605/98, que trata de crimes ambientais, enquadra os maus-tratos a animais como crime também. O decreto 24645/34 determina ainda quais as atitudes são consideradas como maus-tratos:

  • Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar;
  • Manter preso permanentemente em correntes;
  • Manter em locais pequenos e anti-higiênicos;
  • Não abrigar do sol, da chuva e do frio;
  • Deixar sem ventilação ou luz solar;
  • Não dar água e comida diariamente;
  • Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;
  • Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força;
  • Capturar animais silvestres;
  • Utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse;
  • Promover violência como rinhas de galo, farra-do-boi, etc.

Em Florianópolis, os maus-tratos a animais podem render uma multa que varia de R$ 500 a R$ 3 mil por animal vítima. A pena poderá aumentar a cada auto de infração. A multa é aplicada por meio da Dibea e a Floram (Fundação Municipal de Meio Ambiente). A pena para quem prática esse tipo de crime é de detenção de três meses a um ano, e também multa.

Em 2015 foi aprovado o Projeto de Lei 2833/11, que criminaliza condutas contra a vida, a saúde ou a integridade de cães e gatos. Desde então, matar cão ou gato passou a ter pena de detenção de um a três anos. A exceção ficou para a eutanásia, se o animal estiver em processo de morte agônico e irreversível, contanto que seja realizada de forma controlada e assistida.

Por Thomás Garcia

Fonte: ND Mais

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.