EPTC resgata animal de carroceiro com histórico de maus-tratos, em Porto Algre, RS

EPTC resgata animal de carroceiro com histórico de maus-tratos, em Porto Algre, RS
Cavalo possuía um tumor bastante aparente na parte ventral

Após denúncia protocolada por moradores, os agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) interceptaram um carroceiro com histórico de maus tratos com animais novamente em circulação em área sem permissão para tráfego de carroças. No momento da abordagem, realizada na rua República do Peru, no bairro Jardim Sabará, na zona leste, o cidadão, que não reagiu à abordagem, utilizava um cavalo com um tumor bastante aparente, na parte ventral.

“Fomos procurados pela associação de moradores do bairro sobre este caso de reincidência e através de um trabalho de inteligência conseguimos confirmar a situação e fazer a abordagem no momento certo”, destaca o diretor de Operações da EPTC, Cirilo Faé. O cidadão, de 54 anos, que conduzia a carroça já responde a outros três processos por maus tratos.

O cavalo resgatado vai passar por avaliação no Hospital de Clínicas Veterinárias (HCV) da Ufrgs para procedimento cirúrgico. E após recuperado será encaminhado para adoção.

De acordo com a legislação vigente, a Lei Municipal nº 10.531/08, somente é permitida a utilização de veículos de tração animal (VTA) nas vias públicas da área rururbana, no Extremo Sul, e na região das ilhas, em rotas e baias que sejam autorizadas pelo Executivo Municipal.

A Equipe de Veículos de Tração Animal (EVTA) da EPTC tem a atribuição de recolher os cavalos nas vias, que podem ocasionar acidentes de trânsito, fiscalizar a circulação de carroças e denúncias de maus tratos aos equinos e possui o atributo da guarda e recuperação dos animais, bem como de promover a adoção dos mesmos. Atualmente, o abrigo de animais da EPTC possui 26 cavalos aptos para adoção. Somente nos três primeiros meses do ano, 23 cavalos já foram adotados, enquanto 85 foram recolhidos em ações de fiscalização, sendo 12 vítimas de maus tratos.

Denúncia – No caso de cavalos abandonados ou maltratados, é importante que os cidadãos entrem em contato pelos telefones 118 e 156 do Atendimento ao Cidadão para orientar as ações de fiscalização. Se o fato for constatado, é feito o recolhimento. O animal é levado para a área de acolhimento, na Zona Sul, onde recebe alimentação adequada, além de medicação. No ano passado, a EPTC recebeu 1.118 chamadas relativas a cavalos. Dessas, 69 foram de maus-tratos e 882 de animais soltos nas ruas.

Abrigo – O serviço de remoção e guarda de animais da EPTC conta com caminhão equipado com guincho munck, capacidade para recolhimento de cinco cavalos, baias em alvenaria para equinos debilitados, assistência veterinária e funcionários para tratamento, limpeza, manutenção do campo e atendimento ao público. O abrigo possui área de pastagem, além de cocho de alimentação e bebedouro para os animais. Em caso de animais recolhidos por maus-tratos, após recuperados e aptos pela avaliação médica veterinária, são encaminhados para adoção.

O abrigo é aberto à visitação mediante agendamento e fica localizado na Estrada da Taquara, 1115, bairro Lami. As informações sobre adoção podem ser obtidas através do [email protected] ou pelo link da Carta de Serviços.

Por Gustavo Roth

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.