Equipe da Mata Ciliar resgata lobo-guará em fazenda de Mogi-Guaçu, SP

A Associação Mata Ciliar foi acionada para resgatar um lobo-guará, que se encontrava seriamente debilitado, em uma propriedade rural de Mogi-Guaçu. A operação ocorreu na última quinta-feira (24). Em decorrência de uma sarna, uma forte doença infecciosa que literalmente o derrubou, o animal ficou impossibilitado de realizar atividades naturais. A ação foi realizada com sucesso e com os devidos cuidados.
“Nós tínhamos visto ele andando pela fazenda na quarta-feira e já deu para perceber que estava bem debilitado. Daí, na manhã de quinta, encontramos ele caído dentro do dreno, quase se afogando. Conseguimos tirar ele de lá, para depois entrar em contato com a Mata Ciliar para o resgate do animal”, comenta Diogo Silva, supervisor da fazenda.
Entre as diversas consequências diretas das ações humanas, como o avanço descontrolado da monocultura nos cerrados, os atropelamentos e a caça, as doenças vindas de animais domésticos começam a se apresentar como realidades preocupantes, por conta do crescente abandono desses mesmos animais, salientam os gestores da ONG.
“O animal estava muito prostrado e apático, pouco reagiu com nossa presença e estava com o corpo todo tomado pela sarna. É importante ressaltar que essa doença acomete, principalmente, em animais domésticos, porém, estamos tendo cada vez mais relatos de sarna em silvestres. Justamente por conta da aproximação desses animais, devido a degradação do meio ambiente. Depois que chegamos ao Cras da Mata Ciliar, conseguimos aferir todos os parâmetros. A situação é bastante crítica e, agora, vamos ver se ele consegue responder aos cuidados intensivos”, explica Karine Ferreira, veterinária da Mata Ciliar.
Parente do lobos selvagens e dos cachorros domésticos, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é um animal típico do Cerrado e maior canídeo da América do Sul, podendo atingir até um metro de altura e pesar 30 quilos. Além do Brasil, pode ser encontrado em regiões da Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai,
A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade. Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.
Veja imagens
Fonte: Hora Campinas