Equipe especializada em resgate de animais em desastres atendeu pelo menos 200 animais durante enchente no AC

Equipe especializada em resgate de animais em desastres atendeu pelo menos 200 animais durante enchente no AC
Equipe auxiliou no atendimento a pelo menos 200 animais em abrigos e bairros alagados de Rio Branco — Foto: Divulgação

Uma equipe do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad), que tem atuação nacional em diversos desastres, participou do atendimento a mais de 200 animais em meio à maior enchente do Rio Acre nos últimos 8 anos. O coordenador do grupo, Enderson Barreto, explica que os profissionais chegaram ao estado há cerca de 5 dias para auxiliar no atendimento de profissionais locais.

A equipe multidisciplinar, composta na maioria por médicos veterinários, atuou no abrigo do Parque de Exposições Wildy Viana com atendimentos médicos, doação de medicamentos em Rio Branco, Xapuri, Brasiléia e Epitaciolândia. As equipes deixaram o Acre na última segunda-feira (10).

“Vamos continuar assistindo, vamos fazer a doação para a contratação de um médico veterinário por pelo menos 30 dias para suprir a necessidade de atendimento”, explica o coordenador.

Barreto destaca ainda que foram realizadas operações de imunização nesses locais para evitar o contágio por doenças que estavam se espalhando entre os animais. As equipes detectaram um surto de parvovirose, que é uma infecção no trato intestinal de caninos. Em um dos resgates, os profissionais levaram um bicho-preguiça de volta a seu habitat na cidade de Brasiléia, interior do Acre, na fronteira com a Bolívia.

“Fizemos atendimentos pontuais nos bairros afetados e fizemos imunização contra cinomose, parvovirose, vacina múltipla contra várias doenças para proteger esses animais que ficaram expostos e sofrem risco de contaminação principalmente leptospirose, que é uma zoonose e pode transmitir para o ser humano. Foram cerca de 200 animais nos bairros afetados”, ressalta.

O g1 também tentou ouvir o setor de controle de zoonoses de Rio Branco, mas ainda não obteve resposta.

VÍDEO: Equipe do Grupo de Resgate a Animais em Desastres (Grad) resgata bicho-preguiça no Acre

Grupo Nacional

Grupo auxiliou no atendimento de pelo menos 200 animais no Acre — Foto: Divulgação
Grupo auxiliou no atendimento de pelo menos 200 animais no Acre — Foto: Divulgação

“Todos passam por uma série de capacitações para estarem aptos”, diz o coordenador sobre os profissionais do Grad. O grupo atua há mais de 11 anos em vários tipos de desastres.

“Já passaram por mais de 40 desastres, desde incêndios florestais, rompimento de barragem, deslizamento de encostas, todos esses cenários”, conclui.

Enchentes no Acre

Com a enchente desde o fim de março, o Rio Acre chegou à maior alagação em 8 anos, quando alcançou 18,40 metros, maior nível já registrado. Já em 2023, o manancial chegou ao pico de 17,72 metros no dia 2 de abril, quando começou a apresentar vazante.

Considerando o histórico, esse foi o segundo maior índice já registrado, superando 1997, com 17,66 metros, e 2012, com 17,64 metros.

Na segunda-feira, o manancial deixou a cota de alerta, que é de 13,50 metros. Já na medição das 9h da manhã desta terça-feira (11), o nível marcou 12,70 metros.

Por Victor Lebre

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.