Espanha: manifestação anti-touradas em Xàbia exige o fim do abuso de animais nas festas populares
O passeio Joaquín Sorolla em Xàbia foi o cenário que acolheu a manifestação anti-touradas organizada pela associação Save Animal Dénia. Os manifestantes, carregando faixas e levantando a voz em defesa dos direitos dos animais, percorreram o passeio, fazendo várias paragens para ler manifestos denunciando o sofrimento sofrido pelos touros durante as festas tauromáquicas.
Com os slogans ‘Basta de abuso de animais’ e ‘Bous a la mar, abuso de animais’, entre outros, os participantes manifestaram o seu repúdio a eventos festivos que envolvam a utilização de animais, com especial destaque para eventos tauromáquicos. Os manifestantes salientaram que estes atos, longe de serem entretenimento inofensivo, representam claro abuso contra os animais, realçando o stress e o pânico que os touros sofrem quando são expostos em locais de touradas.
O motivo do protesto tomou um rumo ainda mais crítico após a recente morte de um touro em Xàbia, que ocorreu na véspera -sábado- durante o ‘bous a la mar’. Segundo ativistas, o animal pode ter morrido por afogamento, o que consideram uma tragédia que ilustra a necessidade urgente de abolir este tipo de ato. Da mesma forma, a manifestação terminou com um minuto de silêncio pela morte do gado.
Save Animal Dénia apelou às autoridades locais para que reconsiderem a realização deste tipo de eventos durante as férias, solicitando a abolição de todos os eventos festivos em que são utilizados animais, e especialmente aqueles que envolvem touros, como é o caso do ‘bous a la mar. ‘ ou ‘bous al carrer’. Os manifestantes também recolheram assinaturas pela eliminação das touradas.
Por Verónica Blasco
Fonte: Xàbia.com