Espanha: os bisões de Valência morreram por inanição, segundo informes veterinários

Espanha: os bisões de Valência morreram por inanição, segundo informes veterinários
Alguns bisões europeus. (Foto: Arquivo/EFE)

Os bisões encontrados mortos há um mês na reserva de Valdeserrillas, na localidade valenciana de Benagéber, sofriam de desnutrição e faleceram por inanição, segundo relatórios veterinários.

Assim, assegurou hoje o representante do governo na comunidade valenciana, Juan Carlos Moragues, que informou que o ministério público acusou por um suposto delito de maltrato animal ao diretor da reserva, onde faz um mês apareceram decapitados bisões enquanto outros exemplares da manada estavam doentes.

Moragues assegurou que segundo informações veterinárias os bisões “tinham desidratação, haviam morrido por inanição e não tinham suficiente alimentação”.

Investigação sobre a morte dos bisões

Foi destacado que a fiscalização deu “condição de investigado” ao diretor da reserva e cuidador dos animais e, agora, adicionou que “é uma questão da fiscalização, que deve instruir este registro e determinar se é imputável o delito ou não”.

O representante do governo explicou que a guarda civil tem realizado a investigação e repassou as diligências a fiscalização, que com base nos informes veterinários que concluíram que por esta desnutrição e má alimentação, decidiram “declarar a condição de investigado” ao responsável pela reserva.

Assinalou que seguem fazendo análises e as investigações seguem seu curso, já que se está pendendo a avaliação de bolas encontradas e que supostamente poderiam conter veneno, mas tem insistido na conclusão do informe veterinário “que foi desnutrição”.

Tradução Nelson Paim

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.