Espanha: Prefeitura de Ayamonte busca abrigo para animais de zoológico que fechará em breve e dará lugar à realidade virtual

Espanha: Prefeitura de Ayamonte busca abrigo para animais de zoológico que fechará em breve e dará lugar à realidade virtual

A prefeitura de Ayamonte, na Espanha, apresentará neste mês de novembro uma proposta destinada ao fechamento definitivo do Parque Zoológico Prudencia Navarro após mais de 40 anos de funcionamento. A iniciativa municipal será apresentada na sessão plenária depois que críticas de ativistas dos animais levantaram muita agitação sobre o estado dos animais, especialmente os ursos, tigres e leões que este parque tem.

A proposta terá como objetivo manter a essência zoológica do ambiente, mas com o uso novas tecnologias, como óculos de realidade virtual, para uma “observação” mais respeitosa aos seus direitos, através de uma visita virtual a um zoológico.

Conforme explicado por Aarón Rodríguez, secretário responsável do parque, ao jornal Diário de Huelva, a iniciativa pretende deixar as espécies botânicas do parque, além das espécies que não necessitam de cuidados especiais como as tartarugas e os patos.

De acordo com o prefeito de Ayamonte, em qualquer caso, a transferência de animais e o fechamento de suas dependências atuais serão feitas antes do final da legislatura.

A maior dificuldade que eles enfrentam até agora é a tentar levar as espécies para outros abrigos onde possam ser melhor cuidadas, por isso eles estão contatando algumas associações especializadas localizadas no norte da Espanha.

A moção a favor dos animais chega após o recebimento de várias denúncias de visitantes sobre o estado dos animais deste parque, onde acusam a Prefeitura de Ayamonte de falta de atenção e de manter alguns animais desnutridos e sem serviços veterinários.

Por Juan F. Caballero / Tradução de Flavia Luchetti

Fonte: Diario de Huelva

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.