Espanha: um cachorro estava tão desnutrido que quase não conseguia ficar de pé

Espanha: um cachorro estava tão desnutrido que quase não conseguia ficar de pé
Foto: Guarda Civil - Ministério do Interior

A Guarda Civil de Cantabria, na Espanha, investiga um novo caso de maus-tratos a animal. Supostamente, um homem de 35 anos mantinha um cachorro em tal estado de desnutrição que quase ele não conseguia ficar de pé, sem acompanhamento veterinário e sem higiene.

No mês passado, o Serviço de Proteção da Natureza (Seprona) tomou conhecimento de que uma protetora de animais havia resgatado um cão em “aparente mau estado de saúde”.

O cão foi localizado quando perambulava pela localidade de Requejada, no município de Polanco, ao norte de Cantabria. Agentes do Seprona iniciaram uma investigação, e os veterinários informaram que o cão era da raça “Malamute do Alasca”, e que estava em tal estado de desnutrição que “quase não conseguia ficar de pé”. O animal pesava 17 quilos, quando o peso normal desta raça é de 38 quilos ou mais.

Além disso, apresentava uma “falta absoluta de higiene”, e os policiais verificaram que carecia de acompanhamento veterinário, tendo recebido a última vacina em 2012. Atualmente, o animal está em tratamento com a protetora que o resgatou.

Depois de diferentes inquéritos, conseguiram localizar o proprietário do cão, contra o qual formalizaram, no dia 18 de abril, diligências na qualidade de investigado como suposto autor de um delito de maus-tratos a animal.

Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Telecinco

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.