RJ angradosreis tubarao baleia

Espécie rara de tubarão encalha no mar de Angra dos Reis, RJ; vídeo

Pescadores ajudaram animal a voltar para área mais profunda. Tubarão-baleia é o maior peixe do mundo, diz oceanógrafo do Ibama.

Um tubarão-baleia foi encontrado encalhado na manhã deste sábado (7), em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. O animal estava na Praia de Monsuaba e foi ajudado por pescadores a voltar a uma área mais profunda.

“Pegamos o barco e fomos empurrando, e ela parou na outra praia. O animal é grande, todo mundo ficou surpreso. Nunca tinha visto por aqui, nem nas pescarias”, contou o pescador Sidney José Matos, que acompanhou toda a ação.

O tubarão-baleia vive em oceanos quentes e de clima tropical. Além de ser a maior das espécies de tubarão, é também o maior peixe já conhecido, podendo ter de 12 a 15 metros e pesar aproximadamente 15 toneladas.

“É o maior peixe que existe. É um peixe de águas oceânicas, e é muito estranho ele aparecer em águas tão rasas. A gente pede para que quem vê-lo, nos avise pra gente poder acompanhar. Ele é um peixe filtrador, sem dentes, que filtra e come plâncton. É um animal bastante peculiar e muito raro de se ver”, disse Régis Lima Pinto, oceanógrafo e chefe da Estação Ecológica de Tamoios.

Ainda segundo o oceanógrafo, o animal é completamente inofensivo ao homem porque não tem dentes e se alimenta de plâncton, por filtração. “Não há risco nenhum, porque ele é filtrador, ele come plâncton, apesar desse tamanho todo. É um peixe, e tem esse nome porque se parece com uma baleia, por causa do tamanho. É muito grande, chega a 15 toneladas, tem de 12 a 15 metros. É um peixe incomum”, explicou Régis.

A foto do tubarão-baleia foi enviada por Jaqueline da Silva Leão, através do WhatsApp da Tv Rio Sul.

Fonte: G1

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.