Espírito Santo é o segundo com mais mortes de baleias-jubarte

Espírito Santo é o segundo com mais mortes de baleias-jubarte

O Estado registrou cinco mortes, ficando atrás somente de São Paulo, com seis casos.

O Espírito Santo é o segundo Estado do Brasil com mais mortes de baleias-jubarte em 2016, segundo dados do Instituto Baleia Jubarte divulgados neste domingo (17) pelo jornal Folha de S.Paulo. O Espírito Santo registrou cinco mortes, ficando atrás somente de São Paulo, com seis casos.

O número de mortes de baleias jubarte encalhadas na costa brasileira é recorde neste ano, com 23 animais encontrados sem vida só no primeiro semestre, superando a média anual de casos desde 2002. Em 2015, houve 5 registros de mortes, segundo o instituto.

Um dos piores casos monitorados ocorreu no início deste mês em Aracruz, no Espírito Santo. Uma baleia adulta foi encontrada morta, estrangulada no abdômen por uma possível corda de pesca

As explicações, segundo especialistas, passam pelas mudanças climáticas, pelo fenômeno El Niño, pela ação humana com as redes de pesca e até pelo fato de a população da espécie ter aumentado nos últimos anos. No país, o maior índice de mortes de jubartes, com seis casos, havia ocorrido em 2011. Quase quatro vezes menos que no primeiro semestre, destacou o jornal.

Técnicos analisam baleia jubarte encalhada em praia da Bahia; número de casos é recorde em 2016
Um dos piores casos monitorados ocorreu no início deste mês em Aracruz, no Espírito Santo. Uma baleia adulta foi encontrada morta, estrangulada no abdômen por uma possível corda de pesca.

ES baleias 16198298 4473963

Fonte: Gazeta Online (com informações da Folha de S.Paulo)

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.