Esses ratinhos viviam em um laboratório. Agora eles levam uma vida de luxo graças a seus resgatistas

Esses ratinhos viviam em um laboratório. Agora eles levam uma vida de luxo graças a seus resgatistas

Por Veronica Chavez / Tradução de Luciane Sarti

Os ratos não têm uma vida fácil. Quando encontrados em residências, eles são perseguidos por vassouras e ocasionalmente exterminados. Eles então enfrentam caras de nojo quando tentam correr do ponto A para o ponto B. E, é claro, eles são frequentemente usados em testes com animais em locais de pesquisas, com 95% dos animais de laboratório sendo atualmente camundongos ou ratos.

Há muitas razões pelas quais os cientistas escolhem ratos para testes de laboratório. Eles são pequenos e fáceis de manusear, não custam caro, estão amplamente disponíveis e se adaptam a novos ambientes com muita facilidade. Eles também se reproduzem rapidamente, o que significa que os pesquisadores podem usar várias gerações de ratos em um curto período.

Embora muitos dos testes realizados em ratos de laboratório tenham ajudado a promover avanços médicos, no fim das contas, estamos explorando esses animais. Sim, fomos acostumados a ver camundongos e ratos de rua como portadores de pragas, mas os nascidos em laboratórios são tão limpos e carinhosos quanto um gerbil, um gato ou um cachorro. Inclusive, eles até aprendem a brincar de buscar objetos! Há casos de pessoas que encontraram ratos nas ruas e os mantiveram como bichinhos de estimação, provando que os roedores adoram ser tão mimados quanto qualquer outra criatura.

Confira só estes ratos que foram recentemente resgatados de laboratórios pelo pessoal do Beagle Freedom Project. Com muitos banhos quentinhos, um espaço interno para brincar e um playground externo, eles estão se divertindo!

Esses ratinhos viviam laboratorio2

Os ratos podem não ser tão amados quanto cães e gatos em nossa sociedade, o fato é que eles são seres vivos como quaisquer outros. Eles não querem ser torturado, ser cobaias em testes nem mortos. Os ratinhos querem apenas conseguir comida suficiente para sobreviver, viver em paz e, se possível, encontrar companhia. Quando submetemos essas doces criaturas a testes de laboratórios, estamos roubando suas vidas. E isso não está certo, não importa qual animal seja. Para saber mais sobre o Beagle Freedom Project e o incrível trabalho que essa organização está fazendo para resgatar animais em laboratórios, clique aqui.

Fonte: One Green Planet

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.