Esta chimpanzé de laboratório nunca pôde ficar com seus bebês, então agora ela cuida de bonecas

Esta chimpanzé de laboratório nunca pôde ficar com seus bebês, então agora ela cuida de bonecas
Foto: Reprodução YouTube/Chimpanzee Sanctuary Northwest

Foxie, a chimpanzé, nasceu em cativeiro em 1979 e viveu a maior parte de sua vida em um laboratório de pesquisas de vacinas contra a hepatite. Nem é necessário dizer que a vida de um chimpanzé de laboratório é insuportavelmente cruel. Foxie foi submetida a numerosos testes e injetada com coquetéis químicos nocivos. Mas para piorar, Foxie foi usada como procriadora para os laboratórios que a mantinham prisioneira. Ela deu à luz quatro bebês, três dos quais ainda estão presos em instalações de pesquisa diversas. O quarto bebê está morto. Foxie foi resgatada pelo Chimpanzee Sanctuary Northwest (CSNW), nos EUA, em 2008, e desde então se esqueceu da maioria dos horrores que sofreu nos vários laboratórios em que passou a vida.

Mas Foxie não esqueceu tudo. Foxie é famosa por todo o CSNW por seu apego às bonecas, em especial sua nova boneca Troll, chamada de Poppy. Os pesquisadores acreditam que Foxie está usando essas bonecas para ajudá-la a lidar com a perda de seus filhotes. Graças a seus ajudantes, Poppy agora tem centenas de bonecas das quais cuida. Está claro que ela teria sido uma mãe maravilhosa.

Apesar de todas as experiências angustiantes que Foxie viveu, ela continua a ser uma presença deliciosa no CSNW. De acordo com seus cuidadores, “ela faz questão de passar o tempo todo a cada dia brincando e fazendo aqueles ao seu redor sorrirem.” Ela é notoriamente vigorosa e, se não está atrás de frutas, pode ser encontrada praticando suas piruetas, dando saltos e geralmente desfrutando do espaço aberto que lhe foi negado por tantos anos.

Enquanto o CSNW e outras organizações com interesses semelhantes trabalham para proteger chimpanzés de laboratórios de pesquisa industrial, o sistema de exploração animal está muito vivo e bem em todo o mundo. Isso significa que há milhares de chimpanzés vivendo nas mesmas condições horríveis em que Foxie vivia. Você pode lutar contra os testes em animais certificando-se de que os produtos que você usa não são testados neles e educando os outros sobre a questão. Ou visite o site do CSNW para saber mais sobre como você pode ajudá-los a resgatar chimpanzés.

Por One Green Planet / Tradução de Alda Lima

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.