Estão abertas as inscrições para mutirão de castração com valor mais baixo em Montes Claros, MG

O prazo para realizar o cadastro termina no dia 20 de outubro. O mutirão tem o objetivo de evitar a propagação de doenças, como zoonoses e principalmente a leishmaniose, endêmica em Montes Claros, como também diminuir o número de animais nas ruas da cidade. O evento é realizado pela Associação Justo Olhar, UFMG e ONG Pet Sem Fronteiras, e acontece entre 2 e 3 de novembro.
Segundo o Centro de Controle de Zoonose de Montes Claros, há aproximadamente 8 mil animais nas ruas da cidade, e cerca de 700 são portadores de leishmaniose. Só neste ano foram registrados 71 casos de leishmaniose visceral, que causaram três mortes, e 21 de leishmaniose tegumentar.
O Hospital Veterinário Renato Andrade oferece a castração há seis anos para toda a comunidade.
De acordo com Lucas Mendes Soares, coordenador administrativo da unidade, é realizado o atendimento eletivo, o tutor do animal pode ligar ou comparecer a unidade para fazer o agendamento.
“A agenda abre todas as sextas-feiras (para a semana seguinte), às 7h30, até as vagas esgotarem. A unidade possui valores acessíveis à população e facilidades de pagamento”, explica Lucas. Ainda segundo ele, o hospital tem uma grande demanda de castração. “Realizamos aproximadamente dez procedimentos por semana e, eventualmente, a unidade intensifica a realização desse procedimento”, diz Lucas, que também prevê um evento como esse no mês de dezembro.
Por Ana Julia Bitencurt
Fonte: Montes Claros Notícias