Estão abertas as inscrições para mutirão de castração com valor mais baixo em Montes Claros, MG

Estão abertas as inscrições para mutirão de castração com valor mais baixo em Montes Claros, MG
Estão abertas as inscrições para mutirão de castração com valor mais baixo para cães e gatos em Montes Claros.

O prazo para realizar o cadastro termina no dia 20 de outubro. O mutirão tem o objetivo de evitar a propagação de doenças, como zoonoses e principalmente a leishmaniose, endêmica em Montes Claros, como também diminuir o número de animais nas ruas da cidade. O evento é realizado pela Associação Justo Olhar, UFMG e ONG Pet Sem Fronteiras, e acontece entre 2 e 3 de novembro.

Segundo o Centro de Controle de Zoonose de Montes Claros, há aproximadamente 8 mil animais nas ruas da cidade, e cerca de 700 são portadores de leishmaniose. Só neste ano foram registrados 71 casos de leishmaniose visceral, que causaram três mortes, e 21 de leishmaniose tegumentar.

O Hospital Veterinário Renato Andrade oferece a castração há seis anos para toda a comunidade.

De acordo com Lucas Mendes Soares, coordenador administrativo da unidade, é realizado o atendimento eletivo, o tutor do animal pode ligar ou comparecer a unidade para fazer o agendamento.

“A agenda abre todas as sextas-feiras (para a semana seguinte), às 7h30, até as vagas esgotarem. A unidade possui valores acessíveis à população e facilidades de pagamento”, explica Lucas. Ainda segundo ele, o hospital tem uma grande demanda de castração. “Realizamos aproximadamente dez procedimentos por semana e, eventualmente, a unidade intensifica a realização desse procedimento”, diz Lucas, que também prevê um evento como esse no mês de dezembro.

Por Ana Julia Bitencurt   

Fonte: Montes Claros Notícias

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.