Estas galinhas foram jogadas no lixo, mas esta foto impressionante mostra como elas estão vivendo agora

Estas galinhas foram jogadas no lixo, mas esta foto impressionante mostra como elas estão vivendo agora

Por Rachel Gaewski / Tradução de Elisangela Evaristo

Há um equívoco comum que diz que as galinhas não são animais lá muito inteligentes – têm cérebro de passarinho e são absolutamente estúpidas. No entanto isso é simplesmente falso, e quem conhece melhor estas aves notavelmente inteligentes, tanto ao visitá-las em santuários de animais ou ao cuidá-las como animais de estimação, sabe que suas personalidades são tão coloridas e originais como a de qualquer gato ou cão. Estas espertinhas são conhecidas por resolverem problemas complexos, ensinarem seus filhos o que é seguro comer e quais grãos podem ser perigosos, e possuem mais de 30 tipos diferentes de vocalização para chamados, desde para encontrar comida até para advertir uma à outra sobre predadores. Os pesquisadores ainda concluíram que elas são eficientes em planejar o futuro – provavelmente melhor do que a média da Geração Y!

No entanto, mesmo com sua esperteza e habilidades inegáveis, nem todo mundo é capaz de ver estes animais como as criaturas magníficas que são. Alex e Paris eram dois frangos de corte que foram encontrados descartados no lixo, como lixo, em uma fazenda industrial no Chile. Infelizmente, isso não é incomum para frangos de corte. Embora difiram das galinhas poedeiras, que são o subproduto da indústria de ovos e muitas vezes são moídas ou atiradas ao lixo, uma vez que são incapazes de botar ovos e, portanto, não fornecem nenhuma utilidade para a indústria, pintos de corte também podem ser considerados “impróprios”.

Chile galinhas jogadas lixo

Felizmente para Alex e Paris, eles foram resgatados de sua triste existência pelas almas gentis do Santuario Igualdad Intersespecie e levados ao seu santuário para serem cuidados e acolhidos em um lar amoroso onde possam desfrutar do sol e da paisagem exuberante. No entanto, por causa da atual genética dos frangos de corte que foram manipulados por seres humanos para crescerem mais do que a natureza previa, as aves sofrem por sustentar muito peso e terem pernas fracas. Pelo menos a sua vida agora terá uma melhoria drástica diante do que poderia ter sido em uma fazenda industrial e, com sorte, podem encontrar um pouco de paz.

Para doar para este santuário e ajudar Alex e Paris e outras aves como eles, clique aqui.

Fonte: One Green Planet


Nota do Olhar Animal: No que se refere à inclusão de um animal na esfera de consideração moral, sua inteligência não é relevante. Basta o atributo da senciência para a justificar, assim como basta isto para a inclusão de um humano com suas faculdades mentais afetadas.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.