Estas impressionantes macro fotos de abelhas irão te inspirar a agir e salvá-las

Estas impressionantes macro fotos de abelhas irão te inspirar a agir e salvá-las

Por Latrice Harrison / Tradução Alice Wehrle Gomide

EUA abelhas inspirar agir

As abelhas são provavelmente as criaturas mais importantes no planeta. Albert Einstein disse uma vez, “Se as abelhas desaparecessem da superfície do globo, então a humanidade teria somente mais quatro anos de vida. Sem abelhas, sem polinização, sem plantas, sem animais, sem homens”. Pelos últimos quinze anos, as abelhas estão desaparecendo em uma proporção alarmante, principalmente devido ao uso dos pesticidas neonicotinoides, que agora estão sendo utilizados ao redor do mundo. Em alguns lugares, a organização Bee Information Partnership verifica perdas de colônias de até 60%! Sem abelhas, os fazendeiros são incapazes de polinizarem as plantações, o que, como Albert Einstein previu, seria uma péssima notícia para nós.

A situação na realidade está tão delicada que, em junho de 2014, o presidente Obama dos EUA assinou uma lei que ofereceria U$ 8 milhões para fazendeiros em incentivos para criar novos habitats para as abelhas. Nós aplaudimos o presidente por dar o primeiro de muitos passos lidando com este importante problema, no entanto, sem o acompanhamento de medidas restritivas ou até mesmo a proibição do uso dos tóxicos pesticidas neonicotinoides, esta estratégia pode não ser tão eficaz na restauração das populações já perdidas. Desde 2001, a agência científica U.S. Geological Survey (USGS) está muito ocupada monitorando as abelhas, documentando seus movimentos, números e contribuições para nossa economia. Entretanto, o recente avanço no sistema de macro fotos colocou o mundo das abelhas em uma perspectiva completamente nova.

EUA abelhas inspirar agir2

“Uma vez que você aumenta as abelhas para o tamanho de um Pastor Alemão, as pessoas começam a prestar atenção”, diz Sam Broege, biologista do USGS.

EUA abelhas inspirar agir3

“As fotos são tão detalhadas, elas criam um museu virtual para estas espécies”, diz Drogoe.

EUA abelhas inspirar agir4

Em um dado momento, havia mais de 4.000 espécies de abelhas somente na América do Norte, polinizando alimento para qualquer um e qualquer coisa comer.

EUA abelhas inspirar agir5

Entretanto, a introdução dos pesticidas neonicotinoides, começando nos anos 90, reduziu esses números em mais de 30%!

EUA abelhas inspirar agir6

Com as abelhas contribuindo em estimados 15 bilhões de dólares em esforços no crescimento das colheitas a cada ano, este é um problema que o mundo não pode se dar ao luxo de ignorar.

EUA abelhas inspirar agir7

Sem as abelhas, até mesmo plantar sua própria comida se tornará um processo muito difícil.

EUA abelhas inspirar agir8

Apesar de alguns países terem banido o uso dos pesticidas neonicotinoides, os EUA, uma das nações líderes da agricultura mundial, ainda não baniu.

EUA abelhas inspirar agir9

De acordo com o jornal Washington Post, pelo fato de 90 % desses pesticidas tóxicos acabarem no sistema fluvial, nós estamos agora vendo aves, minhocas, peixes e outras espécies mostrarem efeitos adversos também.

EUA abelhas inspirar agir10

Fonte: One Green Planet 

Nota do Olhar Animal: Importantes cientistas reconhecem a senciência como um atributo também dos insetos. E portanto, mais do que impactos ambientais, a ação humana vem causando grande sofrimento a este animais e violando seus interesses próprios. 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.