Esterilização gratuita para evitar o abandono animal em Vila Nova de Cerveira, Portugal

Esterilização gratuita para evitar o abandono animal  em Vila Nova de Cerveira, Portugal
Número de animais vadios continua a aumentar nas ruas da localidade minhota (Foto: Miguel Veterano)

Animais abandonados e vadios que vagueiam, em cada vez maior número, pela via pública. O cenário preocupante levou a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira a tomar medidas. A autarquia quer implementar, em breve, um regime especial de esterilização gratuita de animais de companhia.

“Vila Nova de Cerveira tem estudado abordagens complementares para tentar atacar este problema na raiz, pelo que avançou com o regulamento de regime especial que permite a esterilização gratuita, enquanto procedimento médico-veterinário, em animais que satisfaçam um conjunto de requisitos”, avançou, ontem, o presidente da autarquia.

Fernando Nogueira acrescentou que o documento, que vai ser colocado em discussão pública e, posteriormente, submetido à apreciação da assembleia municipal, pretende “implementar medidas de âmbito mais local, nomeadamente sensibilizar a população e apelar à colaboração e ao compromisso de associações zoófilas locais para a importância da esterilização animal, promovendo o resgate de animais das ruas e a ainda sua adoção”.

A proposta, que visa também melhorar a saúde pública dos munícipes, abrange animais de companhia que pertençam a um agregado familiar com carências económicas e ainda animais resgatados das ruas por populares ou por associações zoófilas legalmente constituídas. De acordo ainda com o presidente da Câmara, “esta proposta de regulamento vai ser colocada a discussão pública, de modo a recolher contributos que permitam o seu aperfeiçoamento”.

Por Silvana Araújo Cunha

Fonte: Correio da Manhã / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.