sc criciuma abandono0

Estudante flagra mulher abandonando cachorro em Criciúma, SC

Jovem registrou abandono em universidade de Criciúma com o celular. Cão deitou e ganhou carinho de mulher antes de ter a coleira retirada.

sc criciuma abandono1

Uma estudante de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, flagrou o momento em que uma mulher abandona um cachorro no pátio de uma universidade. Ela registrou a ação com a câmera do celular.

“Vem cá com a mãe”, diz a mulher para se aproximar do cachorro. Ele deita de barriga para cima. Rapidamente, a mulher faz um carinho no cão e retira a coleira. Ela usava um capacete no momento da ação.

As imagens foram registradas pela estudante Cinthia Franco quando saía da aula e já possui mais de 600 mil vizualizações em uma rede social na internet. Segundo a estudante, a mulher chegou no local de moto com o cão em uma sacola. Sem saber o que fazer, Cinthia diz que decidiu filmar.

“Atrás de mim tinham mais de dez pessoas, tinham crianças saindo do colégio, na frente do segurança. Ela achou que deixando na frente das pessoas o cachorro ia ser cuidado”, diz Cinthia.

Após deixar o cachorro na calçada, a mulher é abordada por um segurança da universidade. “Ela disse que não queria o cachorro. Aí ele falou: ‘aqui tu não pode deixar. É crime o que você está fazendo’. Ela ficou meio que brava, botou o cachorro na sacola e levou. Mas com certeza deve ter deixado em outro lugar”, afirma Cinthia.

A mulher que aparece no vídeo se defende dizendo que o cão não era dela. “É da vizinha que se mudou de lá e deixou morrendo da fome. Vou deixar aqui, aí todo mundo cuida”, explica.

Abandono é comum, diz veterinária

Uma das veterinárias do centro de zoonoses de Criciúma diz que, embora seja crime previsto por lei, o abandono de animais é comum. Segundo ela, é preciso tomar algumas medidas para evitá-lo.

“Hoje o munícipio não tem ninguém que recolha os animais de rua. Mesmo que tivesse um centro de bem estar animal, nunca haveria como recolher todos animais de rua porque são muitos”, detalha a veterinária Natália Rech.

A Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) recomenda que as pessoas denunciem casos de abandono. No momento que a pessoa vê alguém abandonando o animal, tentar registrar com vídeos ou fotos. Que fique bem registrado e enviar a denúncia para a Famcri que vai autuar por crime ambiental”, afirma Michele Alan Ramos, diretora da Famcri.

A multa para quem for pego em flagrante abandonando um animal é de R$ 500 até R$ 5 mil.

FLAGRA DE ABANDONO!!!O que leva uma pessoa a fazer isso com um indefeso???Essa mulher apareceu com o cãozinho…

Posted by Direitos dos Animais on Quinta, 19 de março de 2015

 

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.