Estudantes de Campo Grande (MS) recebem cartilhas educativas sobre cuidado com pets

Estudantes de Campo Grande (MS) recebem cartilhas educativas sobre cuidado com pets
Aluna da rede municipal de educação recebe cartilha da Subea (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (19), a Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal) iniciou a entrega da “Cartibea” (Cartilha de Bem-Estar Animal) às escolas da cidade. A Escola Municipal Virgilio Alves de Campos, localizada no bairro Mata do Jacinto, foi a primeira a receber as cartilhas.

O material informativo aborda uma série de tópicos importantes relacionados ao cuidado com os animais, incluindo a tutoria responsável, castração, microchipagem e outros assuntos essenciais que fazem parte da rotina da subsecretaria.

De acordo com a pedagoga da Subea, Gessyka Câmara, a ideia por trás dessa iniciativa é permitir que as crianças levem as informações aprendidas durante palestras sobre bem-estar animal para suas casas de forma lúdica e interativa. “Estamos investindo nas crianças, pois acreditamos que elas serão os futuros adultos e tutores responsáveis pelos animais de nossa cidade. Com a cartilha, elas podem compartilhar essas informações e disseminar os valores que ensinamos.”

A cartilha é ambientada em Campo Grande e narra a história de Sobá, um cachorro abandonado nas ruas, que eventualmente é acolhido e encontra um novo lar. A subsecretária da Subea, Ana Luiza Loureço, explicou que a história de Sobá é uma maneira de ilustrar a realidade das ruas da capital.

Para o estudante Davi Souza, que já possui três cachorros em casa, Sobá se tornou seu personagem favorito. “Quando eu tiver outro cachorro, vou dar o nome igual ao dele”, brinca.

Mascote Sobá durante entrega de cartilhas em escola da Capital (Foto: Divulgação)
Mascote Sobá durante entrega de cartilhas em escola da Capital (Foto: Divulgação)

Distribuição – A Subea planeja levar palestras e cartilhas para as 99 escolas de ensino fundamental do município, com o objetivo de conscientizar um grande número de crianças sobre as responsabilidades de cuidar de um animal de estimação.

As escolas interessadas em receber as palestras e a cartilha para os alunos podem entrar em contato pelo telefone 2020-1397. Esta iniciativa representa um passo significativo na promoção do bem-estar animal e na formação de cidadãos mais conscientes em relação aos animais e ao seu entorno.

Por Mylena Fraiha

Fonte: Campo Grande News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.