Estudantes de medicina levam galinhas em jogos em São Carlos, SP; aves são apreendidas

Estudantes de medicina levam galinhas em jogos em São Carlos, SP; aves são apreendidas
Aves apreendidas

O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Paraná Filho, informou que recebeu por volta das 16 horas desta segunda, 3, uma denúncia de que duas aves domésticas (galinhas) estavam sendo submetidas a abusos e maus-tratos durante os jogos da pré-Intermed. “Fizemos contato com os organizadores para saber onde estavam essas aves e fomos informados de que elas estavam em um acampamento no Vale do Uirapuru e com apoio da Guarda Municipal e do Departamento de Defesa e Controle Animal fomos até a chácara e encontramos as aves, aparentemente, eles não apresentavam maus-tratos como lesões, desnutrição ou desidratação, porém elas foram recolhidas pela fiscalização”, afirmou.

Aves apreendidas
Aves apreendidas

Paraná explicou que as pessoas responsáveis pelo acampamento foram qualificadas e foi lavrado um auto de infração. “As aves serão encaminhadas para os veterinários do Canil Municipal que emitirão um laudo das condições físicas delas para que possamos avaliar juntamente com as imagens que estamos coletando se elas foram ou não submetidas a abuso e maus-tratos, caso seja comprovado a condição de maus-tratos as pessoas serão multadas, as aves ficarão por cinco dias úteis à disposição para os tutores retirarem”, disse.

De acordo com o Secretário, a organização do evento será notificada. “Para que não mais use animis domésticos ou selvagens em suas atividades e, se em último caso for utilizar que tenha autorização do Departamento de Defesa e Controle Animal, nesse caso as aves não estavam autorizadas a participar desses eventos”, alertou.

Segundo ele, em nenhum momento o Departamento de Defesa e Controle Animal foi procurado para ser informado sobre essa situação. “Para nós foi uma grande surpresa esses animais nessa situação, nos disseram que essas aves foram encontradas perambulando ao redor da chácara e que as pegaram e resolveram levar para o ginásio para fazer uma brincadeira, mas temos informações de onde essas aves podem ter sido compradas, poderemos buscar as imagens para saber quem as comprou”, finalizou.

Fonte: São Carlos em Rede