Estudantes do DF constroem próteses gratuitas para animais

Imagine uma plataforma online que ajuda donos de animais com algum tipo de deficiência física a conseguirem próteses gratuitas para os bichinhos? Esse projeto existe, e o nome é “The Walking Pets”. A iniciativa, desenvolvida por alunos de 9 a 16 anos do Serviço Social da Indústria (Sesi) do Gama, em parceria com voluntários da Universidade de Brasília (UnB), foi divulgada no último dia 16.
Com o projeto, a equipe do Sesi vai disputar a seletiva brasileira de um concurso internacional de robótica. Atos Reis, 26 anos (foto em destaque à esquerda), é o técnico do time e diz que a ideia surgiu por conta de um projeto de pesquisa desenvolvido anualmente pelos estudantes da instituição. O tema proposto para o atual período, 2016/2017, foi: “Como os homens e os animais podem se ajudar?”.
Após uma pesquisa, percebemos que muitos animais que têm algum tipo de problema físico são abandonados ou sacrificados. A ideia é oferecer a eles uma melhor qualidade de vida, de forma gratuita. As próteses oferecidas pelo mercado têm um custo muito alto. Não é todo mundo que pode pagar”
Atos Reis, técnico da equipe de robótica do Sesi
Um dos bichinhos beneficiados pela iniciativa é o pinscher Caju (foto), que pertence ao vigilante Marcos Delgado (foto em destaque à direita), 43 anos. O dono conta que ficou sabendo da ação por um parente, que recebeu um folder e encaminhou a foto por WhatsApp.
Marcos elogia a iniciativa: “Eles foram muito simpáticos conosco, desde o início. Abraçaram prontamente a causa. O Caju tem uma lesão na coluna, por conta disso não tem a mobilidade das patinhas traseiras. Ficamos muitos felizes, pois ele não é só um bicho de estimação, é membro da família”.
Catarina Farias Lima, 15 anos, é uma das alunas que participaram do projeto. Ela se diz feliz por poder ajudar os animais. “É muito gratificante ver o resultado final e proporcionar a eles uma melhor qualidade de vida”, conta, orgulhosa.
Seu bichinho precisa de ajuda?
O contato com o “The Walking Pets” pode ser feito através do site www.proteseanimal.com.br. Na página, você fica sabendo mais sobre a iniciativa e encontra voluntários que podem ajudar o seu bichinho. E o mais importante: é de graça!
O “The Walking Pets” participa do concurso de órteses para animais domésticos de pequeno e médio porte, uma iniciativa da Equipe Lego Field do Distrito Federal que participa da quarta temporada do Torneio de Robótica da First Lego League (FLL). O FLL é uma competição internacional que visa incentivar crianças e jovens a promoverem pesquisas nas áreas de ciência e tecnologia.
Podem concorrer ao concurso escolas públicas e privadas, faculdades, clínicas veterinárias e ONGs, além da comunidade do Distrito Federal, de Goiás e de Minas Gerais.

Por Bruno Medeiros