Estudantes espanhóis terão como disciplina a empatia pelos animais

Estudantes espanhóis terão como disciplina a empatia pelos animais
Com a nova disciplina educativa implementada em Aragão, espera-se que as crianças e os adolescentes possam desenvolver a empatia e o respeito pelos animais. - Crédito: Nuun Kids Designs

A comunidade autônoma de Aragão, na Espanha, incluirá o respeito aos animais como disciplina escolar no ensino fundamental. O objetivo é promover uma convivência saudável entre os seres do planeta Terra e fomentar o respeito.

A comunidade autônoma de Aragão na Espanha apresentou o programa Mundo Animal, que inclui uma disciplina para fomentar a empatia dos adolescentes e das crianças pelos animais e gerar assim uma convivência melhor entre os seres vivos.

O programa, com o objetivo de estimular a sensibilidade para com os animais, será direcionado aos alunos entre terceiro e sexto ano do ensino fundamental, educação especial, ensino médio e do ensino universitário, informou o jornal El Heraldo.

Da mesma forma, espera-se que os alunos possam utilizar sua própria capacidade para gerar situações que ajudem os animais a melhorar o bem-estar, o entorno e o desenvolvimento dos animais.

Com esta disciplina programada pelo Departamento da Educação, Cultura e Esporte de Aragão, pretende-se conscientizar os jovens sobre os cuidados e a tutela responsável de animais, além de conceitos ligados aos direitos dos animais e respeito aos mesmos.

A disciplina nasceu como resposta à Lei Orgânica 2/2006, de 3 de maio, sobre a Educação em Aragão, que estabelece que um dos objetivos da educação primária é conhecer e valorizar os animais mais próximos do ser humano e adotar modos de comportamentos que favoreçam seus cuidados.

Tradução de Maira Lavalhegas Hallack

Fonte: Última Hora


Nota do Olhar Animal: A matéria original não detalha se a disciplina abrangerá TODOS  os animais ou apenas cães e gatos.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.