Estudo definirá se animais devem permanecer na Lagoa Maior, em Três Lagoas, MS

A prefeitura vai contratar uma empresa para fazer um estudo sobre a quantidade de animais na Lagoa Maior de Três Lagoas e se devem permanecer ou não no local.
Segundo o fiscal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Flávio Henrique Fardim, a contratação da empresa já está em processo de licitação, tendo, inclusive, uma empresa já apresentado proposta.
O resultado do levantamento, de acordo com o fiscal, será encaminhado ao Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), órgão que definirá o destino dos animais na Lagoa Maior. “Esse estudo é necessário para ver se a quantidade de animais, em especial de capivaras e jacarés, têm causado o desequilíbrio do local. E qualquer iniciativa em relação a fauna nativa, depende do Imasul”, comentou.
Com relação à ninhada de jacaré encontrada na Lagoa Maior neste semana, Flávio disse que a secretaria ainda não definiu o que será feito. “Se formos lá e recolhermos esses ovos, ou tocar em qualquer animal silvestre, isso se enquadra como perseguição aos animais, sendo passível de autuação. Outro órgão ambiental pode autuar a secretaria, ou deter os funcionários que estiverem fazendo essa atividade. Isso é válido também para os munícipes que forem lá para tentar pegar os ovos, ou mexer com os animais”, alertou.

Por Ana Cristina Santos