Estudo sobre quelônios guia campanha de combate ao tráfico de animais

Estudo sobre quelônios guia campanha de combate ao tráfico de animais
Foto: Luciete Pedrosa/Ascom Inpa

Uma pesquisa liderada pela WCS Brasil (do inglês, Wildlife Conservation Society) aponta que os adolescentes de Manaus têm baixo conhecimento sobre os quelônios da Amazônia e ameaças à conservação desta espécie, que é explorada de maneira predatória para alimentação. O estudo foi conduzido em Manaus devido ao fato da capital ser o principal centro consumidor de tartarugas no estado.

A pesquisa entrevistou estudantes das redes pública e privada da capital amazonense, e servirá de base para uma campanha de combate ao tráfico de animais silvestres. O levantamento faz parte do projeto “Juntos pelos Quelônios” e mediu os conhecimentos de adolescentes com idade entre 12 a 17 anos a respeito dos quelônios e a relação que eles têm com as espécies.

Entre os mais de 350 jovens entrevistados, mais de 50% acreditam que as principais ameaças aos quelônios são a poluição e a perda de habitat. No entanto, a maior ameaça vem do consumo e tráfico ilegais, segundo a ecóloga de fauna aquática da WCS Brasil, Camila Ferrara.

O consumo destes animais, tanto dos ovos como da carne, é o que mais preocupa. Há uma pesquisa que indica que 1,7 milhão de quelônios são consumidos por ano no Amazonas, sendo 900 mil animais abatidos somente em Manaus. Além disso, a maior parte do consumo é ilegal, proveniente do tráfico de animais silvestres.

Fonte: D24am

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.