Ética Animal: abertas as inscrições para a 1ª edição do curso sobre o sofrimento dos animais selvagens

Ética Animal: abertas as inscrições para a 1ª edição do curso sobre o sofrimento dos animais selvagens

A Ética Animal, em parceria com o Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Ética Animal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/CNPq), oferecerá a primeira edição do Curso de Extensão em Ética Animal: O sofrimento dos animais selvagens.

Tradicionalmente, autores e ativistas que defenderam os animais não humanos focaram nos danos que os animais padecem em decorrência de práticas humanas. Certamente, os animais sofrem danos terríveis em decorrência de sua exploração e de outros danos causados por humanos. Por exemplo, literalmente trilhões de animais são mortos a cada ano mundialmente, somente para consumo. Entretanto, esse foco nos danos que os animais padecem em decorrência das práticas humanas se deve em parte à crença de que, se os humanos pararem de prejudicar os animais e “deixarem a natureza seguir o seu curso”, estes provavelmente tenderão a ter vidas minimamente positivas.

Contudo, nas últimas duas décadas essa visão tem sido questionada tanto no meio acadêmico quanto no meio do ativismo. Tem crescido a preocupação com a situação dos animais que vivem fora do controle direto humano (por exemplo, os animais que vivem na natureza) e com o modo como são prejudicados pelos processos naturais. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os animais são prejudicados de muitas maneiras pelos processos naturais, e a quantidade de animais que passa por esse destino é gigantesca. Como resultado, tem se expandido cada vez mais o debate sobre as implicações éticas que essa situação coloca.

Este curso faz parte desse debate. O objetivo do curso é investigar:

1) Como os animais que vivem fora do controle direto humano são tipicamente afetados pelos processos naturais?

2) Qual a proporção desse sofrimento, em comparação ao sofrimento gerado pela exploração animal?

3) Quais argumentos existem, favoráveis e contrários a ajudar esses animais?

4) Qual o tamanho da importância dessa questão, em comparação a outras questões éticas importantes?

5) O que já vem sendo feito para ajudar esses animais?

6) O que mais poderia ser feito para prevenir esse sofrimento?

O curso é aberto ao público em geral, gratuito, e totalmente online (com aulas pré-gravadas, questões de revisão e duas lives em nosso canal no Youtube para responder perguntas). O curso acontecerá de 03 a 31 de outubro de 2022.

As inscrições poderão ser feitas de 01 a 30 de setembro neste formulário.

Um certificado será emitido pela Universidade Federal de Uberlândia, com carga horária de 18 horas, para quem entregar todas as atividades e alcançar a pontuação mínima para aprovação.

O programa do curso pode ser lido abaixo:

Semana 1 – 03 a 09 de outubro

Argumentos centrais em ética animal

Semana 2 – 10 a 16 de outubro

A situação dos animais na natureza

Encontro síncrono 1 – 20 de outubro – quinta-feira às 19:00

Semana 3 – 17 a 23 de outubro

Questões éticas decorrentes da situação dos animais na natureza

Semana 4 – 24 a 31 de outubro

Maneiras de ajudar os animais na natureza

Encontro síncrono 2 – 27 de outubro – quinta-feira às 19:00

Fonte: Ética Animal

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.