EUA filhote orfao urso H

Eu encontrei um filhote órfão de urso e sabia que tinha que salvar sua vida

Por Chris Norcott / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Os gritos de um filhote de urso negro levaram meu amigo, Bill Lea, e eu a encontrar este filhote órfão gritando por sua mãe, tremendo de frio por causa da chuva e se segurando no galho de uma árvore. Nós notificamos a equipe do Great Smoky Mountains National Park, nos EUA, e encorajamos o resgate desse filhote órfão. Os funcionários do parque acharam necessário monitorar a situação e ver se a mãe do filhote retornaria dentro de 24 horas antes de agirem.

EUA filhote orfao urso

Eles permitiram que eu ficasse observando o filhote de uma certa distância, então eu fiquei sentada durante o dia inteiro até anoitecer na floresta com meus binóculos. Quando eu retornei na manhã seguinte antes do sol nascer, o filhote tinha sumido. Pensando que ele ainda estava na área, eu pedi a um guarda-florestal para ligar para a divisão de vida selvagem do parque para ver se conseguíamos localizar o filhote.

Um técnico de vida selvagem do parque chegou cerca de uma hora depois e nós começamos nossa busca pela ravina e em vários cumes. Nós nos separamos e procuramos pela floresta densa por quase quatro horas – muito desse tempo sentados em silêncio, esperando ouvir o choro que pudesse nos levar a ele.

EUA filhote orfao urso2

Quando eu estava quase perdendo a fé, eu me virei para minha esquerda enquanto eu me equilibrava na borda da ravina e vi duas pequenas orelhas e o topo da cabeça do filhote na base de uma grande árvore. Ele estava silenciosamente me olhando o tempo todo, na esperança (enquanto pensava que eu poderia ser um predador) que eu não conseguisse encontrá-lo.

O único modo de alcançá-lo antes que ele conseguisse subir naquela árvore e sumir de vista, era eu me rastejar pelo chão da floresta. Quando eu estava a três metros do filhote, eu comecei a conversar suavemente com ele. Eu percebi que ele estava cansado depois de todo o tempo sozinho na floresta sem sua mãe ou qualquer comida. Ele deu um pulo para tentar escapar do meu alcance e caiu do meu lado. Eu nunca tinha visto um animal tão lindo e tão assustado. Ele estava tremendo, seus pequenos olhos azuis nervosamente avaliando seu novo visitante. Eu falei suavemente com ele e gentilmente acariciei sua cabeça, e ele logo relaxou e percebeu que talvez eu não fosse uma pessoa ruim. Foi o momento em que eu o peguei no colo e começamos a sair da floresta juntos.

EUA filhote orfao urso3

A subida íngreme assustou o filhote às vezes e ele se agarrou a mim com todas suas forças. De volta à estrada, o técnico de vida selvagem do parque o colocou em uma gaiola e levou o filhote ao Appalachian Bear Rescue (ABR – Resgate de Ursos Appalachian), onde a equipe o chamou de Fergus e se preparou para cuidar dele até que ele pudesse ser solto mais no fim deste ano.

EUA filhote orfao urso4

Ele pesava somente um pouco mais de um quilo, mas este pequeno ursinho era um lutador. Eu rezei para que ele pudesse viver uma longa vida após sua soltura, mas depois de alguns dias ficou claro que Fergus tinha uma infecção em um corte antigo contra o qual seu pequeno corpo não conseguia lutar. Ele foi levado às pressas para a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade do Tennessee, onde ele recebeu cuidados e antibióticos.

EUA filhote orfao urso5

Infelizmente, a infecção estava muito avançada para que seu frágil corpo conseguisse reagir, e os veterinários tomaram a difícil decisão de eutanasiá-lo.

EUA filhote orfao urso6

O santuário tinha planos de juntar Fergus com outro filhote órfão de três meses chamado Finnegan para que ambos pudessem ter companhia. Finnegan continua sua reabilitação sozinho agora.

EUA filhote orfao urso7

O Appalachian Bear Rescue está cheio de ursos órfãos desde o final do verão passado, quando as fontes naturais de comida que os ursos negros precisam para sobreviver – como frutas e nozes – começaram a secar. Esta falta de comida está sendo devastadora para a população de ursos negros da região, fazendo com que muitos ursos fiquem famintos e incapazes de cuidar de seus bebês. Normalmente, o ABR nem precisa aceitar órfão, e somente no último inverno eles receberam 30.

Você pode seguir o processo dos ursos negros órfãos e doar para ajudar o Appalachian Bear Rescue a cuidar dos ursos como Finnegan e outros órfãos através de sua página do Facebook.

Você pode seguir minhas fotografias de ursos negros e vida selvagem aqui.

Fonte: The Dodo

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.