‘Eu fotografo cães de tutores que os torturavam por performance ruim na caça’

‘Eu fotografo cães de tutores que os torturavam por performance ruim na caça’

Por Mathias de Lattre / Tradução de Jessika Domingues

Há três anos atrás, meu colega Alain Bisotti me contou sobre o sofrimento de Galgos Ingleses no sul da Europa, onde esses cachorros (galgos e podencos) são torturados por sua falta de desempenho durante a temporada de caça. Afetado por esta causa, decidi fotografar esses animais resgatados do inferno, e comecei a trabalhar neste projeto. Foi uma experiência diferente, mas agradável. Eu nunca trabalhei com cachorros ou outros animais antes mas cresci com Whippets (raça canina do grupo dos galgos) em casa.

Os galgos estavam prestes a morrer, como Reina, que estava amarrada a uma árvore e mordida quando a associação chegou. A maioria dos cachorros estavam abandonados e estavam famintos. Antes das adoções deles, todos estes cachorros estavam sofrendo horrivelmente pelas mãos dos seus próprios donos. Eles achavam que os cães ou não eram bons o suficiente na caça, ou inúteis uma vez que a temporada de caça tinha acabado. Centenas de galgos do sul da Europa foram abandonados e mortos, apesar de sua bondade e doçura.

Eu poderia ter mostrado fotos de cachorros morrendo de fome ou pendurados em um galho de árvore. Contudo, eu queria mostrá-los em suas novas casas com as suas amáveis famílias. No século XIX, galgos ingleses apareciam em arte muito frequentemente. Eu também queria mostrá-los de uma maneira bonita e carinhosa, longe de seus dias de sofrimento.

Um catálogo com estas fotos foi feito. Como é muito caro, pedi uma contribuição pública por meio do site de financiamento em grupo “KissKissBankBank” para coletar a parte do montante necessário para esta edição. Uma grande parte do lucro será doado para organizações que salvam estes magníficos cães.

europa galgos1

europa galgos2

europa galgos3

europa galgos4

europa galgos5

europa galgos6

europa galgos7

europa galgos8

europa galgos9

europa galgos10

europa galgos11

europa galgos12

europa galgos13

Fonte: Boredpanda

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.