‘Eu prefiro voar com cães’: piloto aposentado leva animais resgatados para suas novas casas

‘Eu prefiro voar com cães’: piloto aposentado leva animais resgatados para suas novas casas
O homem passou 40 anos como piloto militar, profissional e privado e agora está desfrutando de sua aposentadoria com pets fofos (Foto: David Tan)

Senhoras e senhores, o capitão de hoje é David Tan, que está aproveitando sua aposentadoria voando com cachorros resgatados. Ele passou 40 anos como piloto militar, profissional e privado e agora está desfrutando de sua aposentadoria.

No entanto, isso não o manteve fora do céu. Agora o homem pilota seu Aermacchi SF-260, um avião italiano para duas pessoas, geralmente usado para acrobacias aéreas. E são cachorrinhos que lhe fazem companhia na segunda poltrona. David começou a ajudar animais em 2012 e, de acordo com ele, acredita-se que já voou 360 cães, 23 gatos, cabras, porcos e até mesmo um morcego, chamado Bruce.

Ao ler um artigo de aviação, o homem encontrou uma ONG chamada Pilots N Paws (Pilotos e Patas), que tem um objetivo de salvar as vidas de animais. Eles unem pilotos voluntários e donos de aviões dispostos a ajudar no transporte de animais, organizar ou programar voos de resgate, abrigo ou cuidados noturnos. Assim, ele usa o mesmo avião que treinou no início de sua carreira para transportar esses animais em segurança para suas novas casas desde então.

Histórias emocionantes

A maioria das missões de resgate de David ocorre nos estados do sul dos Estados Unidos. Durante seus trajetos, o piloto já viu muita coisa. “Há apenas algumas histórias terríveis por aí sobre como as pessoas podem ser cruéis com os animais. Os abandonos são horríveis”, disse David à revista Madison.

Embora a maioria das missões sejam puramente de transporte – levando o animal de um aeroporto para o outro – ele consegue aqueles poucos cachorros sortudos que estão viajando para conhecer suas novas famílias. “Você meio que diz: ‘Espero que você tenha um ótimo resto de sua vida’, sabe?”. disse David. “‘Espero que essas pessoas te amem para sempre’”.

Um dos casos emocionantes é Buddy, um cachorro de 11 anos que esperava pacientemente por uma família e finalmente uma pessoa decidiu adotá-lo. Kelly, que estava visitando a Califórnia, e queria adotar um cachorro idoso de um abrigo. Assim, quando viu Buddy, foi amor à primeira vista. Independentemente da idade e dos problemas de saúde dele, ela o escolheu.

Buddy era o cão 303 que entrava no avião de David, e eles estavam a caminho da ensolarada San Diego, Califórnia. “Ela queria nos ajudar a dar a ele a vida que ele merecia e ela fez com que isso acontecesse. Nós o amamos Buddy e estamos tão orgulhosos” escreveu o abrigo.

‘Prefiro voar com cães’

Às vezes, as famílias se sentem tão gratas que tentam pagá-lo, mas David nunca fica com o dinheiro. Dessa forma, ou ele dá o valor para o abrigo ou paga os custos médicos dos animais que ele transporta.

“Eles estão sempre com falta de dinheiro, especialmente quando se trata de cuidados médicos para os animais”, disse David. “Custa tanto hoje em dia”. Além disso, o aposentado também reclina os elogios que recebe. “As pessoas que realmente puxam o peso são os socorristas”.

De acordo com David, pilotos precisam de um complexo conjunto de habilidades particulares para voar. Além disso, eles também precisam de prática contínua. Por isso, exige que os pilotos passem muito tempo voando, para não “enferrujar”.

“Voar é uma habilidade perecível e você deve se manter atualizado. Então, em vez de voar e ir a algum lugar para o que chamamos de ‘hambúrguer proverbial de 200 dólares’, eu prefiro voar com cães”. David compartilha suas viagem em sua página no Facebook, e você pode acompanhá-lo clicando aqui.

Por Evelyn Assis

Fonte: Tribuna de Jundiaí

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.