EUA: Ativistas protestam contra a proposta do SeaWorld para expandir os tanques das orcas

EUA: Ativistas protestam contra a proposta do SeaWorld para expandir os tanques das orcas

A Comissão da Costa da Califórnia lançou um relatório recomendando que o plano seja aprovado com condições.

Por Jessica Perez e Toni Guinyard / Tradução Alice Wehrle Gomide

EUA ativistas protestam orcas

Centenas de ativistas pelos direitos dos animais lotaram uma reunião no último dia 8 em Long Beach, onde a proposta do SeaWorld para construir tanques maiores para suas orcas estava sendo considerada.

A Comissão da Costa da Califórnia irá considerar a aprovação do Projeto Blue World de U$ 100 milhões do parque temático, o qual iria substituir e expandir as duas instalações existentes para as orcas com tanques maiores, um contendo 20 milhões de litros de água e outro com quase 2 milhões.

Cerca de 420 pessoas – tanto a favor como contra o projeto – lotaram a reunião no Centro de Convenção de Long Beach.

“SeaWorld é pura maldade”, disse a atriz e oponente do projeto Pamela Anderson do lado de fora da reunião. “É absolutamente ridículo que ele ainda exista e eu torço para que todos os centros aquáticos fechem”.

Ativistas estavam pedindo à comissão que vote contra o projeto, dizendo que a expansão dos shows dos mamíferos marinhos somente iria fazer com que mais orcas fossem reproduzidas em cativeiro.

“Os tanques do SeaWorld, independentemente do tamanho, negam a esses animais inteligentes laços sociais, espaço aberto, liberdade e estímulos que eles teriam em seus lares naturais, os oceanos”, disse a Vice-Presidente da PETA, Tracy Reiman, em uma declaração para a imprensa.

EUA ativistas protestam orcas3

A equipe do SeaWorld disse que as mudanças propostas incluem um novo habitat para as orcas com correntes rápidas e subaquáticas.

“É algo realmente empolgante para as baleias e também para as pessoas que visitam o SeaWorld”, disse John Riley, presidente do SeaWorld San Diego.

De acordo com a PETA, milhares de pessoas escreveram à Comissão da Costa da Califórnia se opondo aos planos do SeaWorld.

A Comissão lançou um relatório recomendando que o plano seja aprovado com condições. Um voto final era esperado no fim do dia.

Fonte: NBC Los Angeles

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.