EUA: Louisiana está ficando sem lugar para os animais resgatados de enchentes

EUA: Louisiana está ficando sem lugar para os animais resgatados de enchentes

Por Christian Cotroneo / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Quando um time de resgate de animais se deparou com dois cavalos amarrados, abandonados e desvanecendo sob o sol quente da Louisiana, pode ter parecido um triunfo.

Eles chegaram até os cavalos, deixados para trás no desespero de fugir das partes do estado destruídas pela inundação, na hora certa.

Mas não demorou muito para os membros do Guardians of Rescue perceberem que encontrar estes animais abandonados era apenas o começo.

Para onde levá-los? Qual abrigo ou santuário – já cheio além de sua capacidade – tinha espaço para um par de cavalos?

Muito parecido com a própria enchente em Louisiana, é muito fácil registrar os atos heroicos nos poucos primeiros dias do  America’s worst disaster since Hurricane Sandy como uma vitória. E seguir em frente. Muitas das pessoas que colocaram suas vidas em perigo para salvar milhares de animais fizeram justamente isso.

EUA Louisiana lugar animais resgatados2

Da sua posição favorável no chão ensopado da área de Baton Rouge, Robert Misseri está vendo os esforços de resgate diminuírem juntamente das águas.

E não poderia ser em uma hora pior.

“Agora que as águas retrocederam, as consequências são é 10 vezes piores”, Misseri, que fundou o Guardians of Rescue em 2010, diz ao The Dodo. “É uma insanidade total”.

Pelo contrário, e apesar de resgatar incontáveis animais abandonados, a equipe de Misseri está dando de cara, de novo e de novo, com o mesmo triste refrão nos abrigos: Não há mais espaço.

EUA Louisiana lugar animais resgatados3

O grupo conseguir encontrar um lar temporário para o par de cavalos desidratados. Mas, conforme mais e mais animais aparecem – Misseri diz que muitos animais de estimação aterrorizados estão emergindo somente agora de onde estavam escondidos – o problema de achar um lugar para eles se torna cada vez mais terrível.

Especialmente pelo fato de que muitos abrigos de animais na região foram destruídos no dilúvio.

EUA Louisiana lugar animais resgatados4

“Um desafio com o qual estamos lidando é que todos esses abrigos de animais estão lotados”, Misseri explica. “Nós estamos em campo tentando resgatar animais e não há lugar para colocá-los”.

“Nós pegamos cerca de 20 animais ontem, mas não há aonde levá-los”.

EUA Louisiana lugar animais resgatados5

É óbvio, ajudaria muito se mais tutores fossem atrás de seus animais. Mas Misseri diz que o desastre ainda não chegou a esse ponto.

Na realidade, ele vê o resgate em geral em várias fases distintas. A primeira foi a reposta imediata para as águas rápidas, o que envolvia “qualquer pessoa que pudesse levar os animais para um local mais alto ou soltá-los de suas correntes”.

EUA Louisiana lugar animais resgatados6

Então veio o resgate pela água, no qual pessoas patrulham os bairros que de repente tinham se transformado em canais, procurando pelos animais na água ou se segurando em escombros.

EUA Louisiana lugar animais resgatados7

A próxima fase, a qual Misseri diz que está acontecendo agora, é crucial. As águas retrocederam, revelando a extensão total da catástrofe – e o efeito que isso causou não somente às pessoas que moravam nesses bairros, mas também aos seus animais de estimação.

Parishes, na região de Baton Rouge, parecem cidades fantasmas, abandonada pelos humanos, mas ainda, em muitos casos, o lar de cães que foram deixados acorrentados ou em ilhas secas. Ou em telhados.

E todos eles precisam de ajuda imediata.

EUA Louisiana lugar animais resgatados8

“Nós sabíamos que o pós-desastre seria complicado e que muitos animais estariam definhando”, Misseri diz. “As pessoas não percebem isso. Elas pensam OK, o que foi salvo, foi salvo na inundação. O que morreu, morreu”.

“Mas existem animais que precisam ser resgatados neste segundo. As pessoas se esquecem disso”.

E mesmo quando você encontra animais, para onde você os leva?

Apesar de Misseri dizer que cada espaço disponível está ocupado, seu grupo ainda está encontrando lares provisórios para eles. Mas a onda de refugiados de quatro patas não mostra nenhum sinal de diminuir.

EUA Louisiana lugar animais resgatados9

“Agora é quando você vê cães saindo de onde estavam escondidos e dos locais mais altos. É muito pior do que era antes”, Misseri diz. “Se eles não forem resgatados, esses animais irão sofrer e morrer”.

E as pessoas que ainda estão passando cada momento acordadas salvando animais em Louisiana não vão deixar isso acontecer. Mas eles precisam de outro tipo de herói.

Acha que pode ser você? Considere fazer uma doação de suprimentos ou dinheiro para o Guardians of Rescue através de sua página Lousiana Rescue. E se você souber de qualquer animal na região de Baton Rouge que precise ser resgatado, entre em contato com o grupo pelo e-mail [email protected], ou ligue para 888-287-3864.

Fonte: The Dodo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.