EUA: Proposta para legalizar o uso de maconha medicinal no tratamento de animais

EUA: Proposta para legalizar o uso de maconha medicinal no tratamento de animais

Por Maria Khan / Tradução de Alana Carvalho

eua medicalmarijuana1

Animais de estimação que estejam doentes deverão ter acesso a tratamentos com maconha medicinal – é o que propõe um senador do estado americano de Nevada no projeto de lei apresentado em 17 de março. Tick Segerblom, membro do Partido Democrata, apoia o projeto de lei que garante a tutores de animais domésticos enfermos o direito de obter maconha medicinal, desde que seja atesta por um veterinário a indicação de que o tratamento “possa mitigar os sintomas ou efeitos” de doenças crônicas ou debilitantes.

Segerblom afirma que, apesar de se preocupar com possíveis reações adversas em determinadas espécies, “não há como saber ao certo sem tentar”.

Mark Manendo, outro Senador de Nevada e ativista pelos direitos de animais, se opôs ao projeto, alegando que a legalização do uso de maconha medicinal em animais domésticos pode representar um risco à sua segurança. Enquanto isso, o veterinário de Los Angeles, Doug Kramer, afirma que a maconha ajudou a aliviar as dores de seu husky siberiano em suas últimas semanas de vida após uma cirurgia para a retirada de tumores.

“Cansei de sacrificar bichos de estimação quando não foi possível empregar recursos suficientes para que tivessem alguma qualidade de vida”, disse Kramer. “Senti que estava deixando esses animais na mão”

Kramer contou que a droga colaborou para a extensão da vida de seu cão em seis semanas, antes que a eutanásia se tornasse necessária.

A proposta também aborda provisões relacionadas ao uso humano de maconha medicinal, com novas regulamentações que propõem treinamento para farmacêuticos que fornecem a droga, informou a Reuters.

Propõe-se também que sejam revogadas as penalidades previstas para motoristas que dirigem sob efeito da droga.

O projeto surge em meio a um número crescente de leis que legalizam o uso do cannabis medicinal e recreativo em estados norte-americanos. Nevada é um dos 23 estados em que o uso da maconha medicinal é legal.

O uso recreativo também foi legalizado em 4 estados e Washington D.C.

De acordo com uma pesquisa da Reuters, a opinião pública mudou nos últimos anos, com 46% dos Americanos apoiando atualmente a completa legalização da maconha.

Fonte: International Business Times

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.