Exame confirma febre amarela em macaco encontrado morto em Varginha, MG

Um exame divulgado na noite desta quinta-feira (11) pela prefeitura de Varginha (MG) confirmou a presença do vírus da febre amarela em um macaco encontrado morto no dia 5 de setembro. O animal foi localizado próximo ao zoológico e ao Parque Novo Horizonte.
Com a suspeita da doença, a prefeitura encaminhou amostra para exames na Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte (MG). O resultado foi encaminhado para a prefeitura na última quarta-feira (10).
Diante da confirmação, foram reforçadas medidas de segurança na cidade. Uma delas é o fechamento do zoológico e do parque durante 30 dias para desinsetização e aplicação de inseticida para controle de pragas. Equipes de saúde já aplicaram fumacê na manhã desta sexta-feira (12).
Além disso, uma nova campanha de vacinação contra a doença começa na segunda-feira (15). Serão disponibilizadas 3 mil doses para a população. Quem já recebeu a dose, não precisa se vacinar.
VÍDEO: Exame confirma febre amarela em macaco encontrado morto em Varginha, MG
O setor de zoonoses fará um mapeamento em áreas de mata para localizar possíveis animais mortos. Já a vigilância ambiental fará eliminação de focos com limpeza em terrenos e casas.
Fonte: G1