Exame confirma febre amarela em macaco encontrado morto em Varginha, MG

Exame confirma febre amarela em macaco encontrado morto em Varginha, MG
Equipes de saúde já aplicaram fumacê em dois pontos de Varginha (MG) — Foto: Reprodução/EPTV

Um exame divulgado na noite desta quinta-feira (11) pela prefeitura de Varginha (MG) confirmou a presença do vírus da febre amarela em um macaco encontrado morto no dia 5 de setembro. O animal foi localizado próximo ao zoológico e ao Parque Novo Horizonte.

Com a suspeita da doença, a prefeitura encaminhou amostra para exames na Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte (MG). O resultado foi encaminhado para a prefeitura na última quarta-feira (10).

Diante da confirmação, foram reforçadas medidas de segurança na cidade. Uma delas é o fechamento do zoológico e do parque durante 30 dias para desinsetização e aplicação de inseticida para controle de pragas. Equipes de saúde já aplicaram fumacê na manhã desta sexta-feira (12).
Além disso, uma nova campanha de vacinação contra a doença começa na segunda-feira (15). Serão disponibilizadas 3 mil doses para a população. Quem já recebeu a dose, não precisa se vacinar.

VÍDEO: Exame confirma febre amarela em macaco encontrado morto em Varginha, MG

O setor de zoonoses fará um mapeamento em áreas de mata para localizar possíveis animais mortos. Já a vigilância ambiental fará eliminação de focos com limpeza em terrenos e casas.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.