Exames sugerem envenenamento por chumbinho em gatos e em cachorros encontrados mortos em Uberlândia, MG

Exames iniciais realizados pelo Instituto Médico Legal (IML) do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia constataram vestígios de veneno no cão e em um dos seis gatos encontrados mortos em um terreno no Bairro São Jorge, em Uberlândia. O caso foi registrado na tarde de segunda-feira (21), após denúncia anônima.
Segundo o hospital, foram encontrados dois gatos adultos, quatro filhotes de gatos e um cachorro adulto no local indicado pela denúncia. As necropsias dos animais foram concluídas na tarde desta terça (22).
No estômago do cachorro e de um dos gatos adultos foram encontrados vestígios de estruturas similares a chumbinho, mas um exame toxicológico foi colhido para a confirmação.
Em outro gato adulto, que já estava em processo de esqueletização, não foi encontrado vestígio de chumbinho, mas o exame também foi colhido. Os outros quatro gatos morreram de fome.
A Polícia Civil está investigando a ocorrência. Caso constatado envenenamento intencional e identificado o responsável, este pode ser enquadrado pelo crime de maus-tratos a animais, cuja pena prevista é a de reclusão de dois a cinco anos e multa.
Fonte: G1