Cavalo é derrubado por excesso de carga. Foto: redes sociais

Excesso de peso em carroça derruba animal no centro de Itabaiana, SE

O transporte de materiais em veículos de tração animal (carroças) é recorrente em Itabaiana, especialmente em decorrência da feira livre da cidade. No entanto, alguns animais têm se tornado reféns da prática, sendo alvo de maus-tratos por conta do uso indevido do transporte que, muitas vezes, excede o peso.

Em um vídeo que começou a circular nas redes sociais na manhã desta quinta-feira, 09, nota-se um equino caído ao chão após não suportar o peso da carga.

Existe um projeto de lei em vigor em alguns estados que proíbe o uso de veículos de tração animal em área urbana, nas cidades com mais de 80 mil habitantes, sendo este substituído por veículo de propulsão humana. (PROJETO DE LEI N.º 6.357, DE 2013). Itabaiana aproxima-se dos 100 mil habitantes, mas o cenário de tráfego de animais permanece existindo.

Isso acontece, também, pelo fato da carroça constituir o meio de transporte mais barato para as necessidades do dia-a-dia, assegurando a subsistência de muitos trabalhadores do setor informal, como no caso dos feirantes.

Confira o vídeo:

Fonte: 93 Notícias


Nota do Olhar Animal: O mero uso do animal, mesmo que carregando cargas “suportáveis”, já configura ABUSO, crime previsto na lei federal 9.605/98, porém ignorada pela Justiça em nome dos “usos e costumes”.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.