Existem mais tigres em cativeiro nos EUA do que na população selvagem inteira

Existem mais tigres em cativeiro nos EUA do que na população selvagem inteira

Já faz um ano desde que Tiger King caiu na Netflix, chocando e cativando espectadores em todo o mundo.

Os personagens questionáveis, disputas crescentes e reviravoltas intermináveis, inegavelmente feitas para a TV convincente, mas no centro de tudo isso havia um tema preocupante: os maus-tratos aos tigres.

Tragicamente, os padrões de bem-estar expostos nas séries documentários não são incomuns, e estima-se que 5.000 tigres vivam em cativeiro nos EUA; destes, apenas cerca de 6% são mantidos em instalações credenciadas, como zoológicos, de acordo com a organização de conservação Traffic.

Em contraste, apenas cerca de 3.900 permanecem na natureza em todo o mundo, abaixo dos 100.000 em 1900.

Em uma tentativa de proteger os grandes felinos do tipo de manipulação exibida por pessoas como Joe Exotic, uma nova série expõe o comércio ilegal de animais de estimação e encoraja os espectadores a agirem.

Not A Pet está disponível para visualização no serviço de transmissão gratuito sobre a vida selvagem e ambiental WaterBear, e uma petição foi criada em conjunto com seu lançamento para pedir ao Congresso dos EUA para avançar novas leis que protegerão a vida selvagem e garantirão a segurança pública.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por WaterBear (@waterbearnetwork)

Lisa Rose, chefe de impacto da WaterBear, disse: “Tiger King chamou a atenção do público para a brutalidade inerente no comércio de animais exóticos dos EUA, mas ainda precisamos de um nível muito maior de consciência em torno dos perigos de ter animais silvestres como animais de estimação, para o bem da segurança pública, mas também para garantir que essas espécies possam continuar a sobreviver na natureza”.

“É fundamental que apoiemos uma nova legislação que possa ajudar a acabar com o comércio cruel de felinos e primatas em cativeiro, além de tornar socialmente inaceitável manter animais silvestres como animais de estimação”.

Mike Tyson foi um desses tutores de animais exóticos que percebeu que tinha sido “tolo” para manter os animais depois de assistir ao show, e WaterBear espera que a série de cinco partes Not A Pet possa abrir mais olhos e provocar mudanças reais nos Estados Unidos.

O número de tigres na selva despencou. Crédito: WaterBear

Dirigindo-se aos membros do Congresso dos EUA, a petição diz: “Como americanos e cidadãos de todo o mundo que estão preocupados com o bem-estar e conservação de animais selvagens, pedimos que tomem medidas contra o comércio desumano de tigres, leões, chimpanzés e outras espécies em cativeiro em todo os EUA, e promulguem a Lei de Segurança Pública do Grande Felino (BCPSA) e a Lei de Segurança de Primatas em cativeiro”.

“Essas leis, se promulgadas, protegerão a vida selvagem e as comunidades nos EUA e darão um exemplo positivo para os gestores de vida selvagem em todo o mundo”.

A Lei de Segurança Pública do Grande Felino foi aprovada pela Câmara dos Deputados no ano passado, mas ainda precisa ser votada no Senado para se tornar lei.

Leigh Henry, diretor de política de vida selvagem do World Wildlife Fund (WWF), também instou o Congresso dos EUA a aprovar a BCPSA.

Em uma declaração compartilhada com o LADbible, ela disse: “Como líder na promoção da conservação dos tigres em nível global, os Estados Unidos têm a responsabilidade de gerenciar os impressionantes 5.000 tigres em cativeiro estimados dentro de suas próprias fronteiras”.

“O Congresso deve agir agora e aprovar a Lei de Segurança Pública do Grande Felino (BCPSA) para defender essa liderança e impedir que tigres cativos nos EUA definhem no comércio ilegal”.

“A aprovação da BCPSA fará progressos rápidos em uma questão que sofreu inação do governo por muito tempo, e capacitará os EUA a responder a perguntas importantes como quantos tigres vivem aqui, onde estão, quando são vendidos e negociados, e o que acontece com suas partes valiosas quando morrem”.

Populações de tigres selvagens têm caído dramaticamente ao longo do último século. Crédito: PA

Ela continuou: “Os 3.900 tigres restantes deixados na natureza estão sob grande ameaça em toda a Ásia devido à caça furtiva para o comércio ilegal, perda de habitat e de presas”.

“Qualquer oferta de partes de tigre no mercado negro pode estimular o comércio e a demanda dos consumidores, o que pode representar um sério risco para populações de tigres selvagens já ameaçadas”.

Você pode assinar a petição aqui e assistir a Not A Pet aqui.

Por Jake Massey / Tradução de Fátima C G Maciel 

Fonte: LAD BIBLE

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.