Falta de fiscalização e descaso dos turistas ameaçam o Pantanal

Falta de fiscalização e descaso dos turistas ameaçam o Pantanal

Sujeira deixada pelos visitantes é uma ameaça para plantas e bichos. Poluição sonora pode causar estresse e mudar comportamento dos animais.

MS pantanal sujeira

O Pantanal, um dos principais cartões postais do país, vem sofrendo com o descaso dos turistas e a falta de fiscalização. A sujeira deixada pelos visitantes é uma ameaça para as plantas e os bichos.

Gente do mundo todo vai para conhecer, do francês ao paranaense. O Pantanal desperta a curiosidade e a admiração de qualquer pessoa.

Agora a chuva vai perdendo a força, é época de vazante. Os animais reaparecem e os turistas vão visitar. Além de muita gente de fora, os moradores da região vão com mais frequência nessa época do ano. Todos são bem vindos pela natureza, o problema é que muitos desses visitantes tem deixado um rastro por onde passam.

“Aqui entra quem quer, sai quem quer. Se quiser sair com animais sai, porque não tem fiscalização nenhuma”, afirma a guia de turismo Marie Martins.

Próximo às pontes, em áreas inundáveis, são feitas festinhas, mas depois que o churrasco acaba, o lixo fica. Segundo seu Nazareo, não é a família dele que deixa. “Está guardado ali. Tem que manter limpo”, afirma.

Pela estrada se gente encontra garrafas, latinhas, sacolas, embalagens e até fraldas.

Mas hoje não é só essa poluição que prejudica a natureza. A caixinha de som pulsa em pleno coração do pantanal. Próximo desse som tem ninhais de aves. “A poluição sonora no Pantanal é muito preocupante porque pode causar estresse nos animais, e com isso modificar o comportamento dos mesmos”, afirma o biólogo Dalci Oliveira.

“Pode ser que daqui há 10 anos a gente volte e não tenha tantos animais, essa paisagem”, diz um homem.

Esse parque é uma área de preservação ambiental reconhecida pela Unesco. A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso reconheceu que não tem fiscalização fixa, explicou que acabou com os cargos de fiscal – porque eles não eram concursados – e que não substituiu os funcionários para cortar gastos. A secretaria disse que pretende encontrar uma nova solução ainda este mês.O Pantanal, um dos principais cartões postais do país, vem sofrendo com o descaso dos turistas e a falta de fiscalização. A sujeira deixada pelos visitantes é uma ameaça para as plantas e os bichos. 

Fonte: Bom dia Brasil

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.