Falta de infraestrutura prejudica canil de Três Rios, RJ

Falta de infraestrutura prejudica canil de Três Rios, RJ

O canil municipal de Três Rios, RJ, virou alvo de reclamação dos moradores. Segundo eles, o local foi inaugurado em dezembro, mas as obras não foram totalmente concluídas.

“Não tem estrutura de nada. Tinha móveis no dia da inauguração, no outro dia retiraram todos os móveis para inaugurar um posto de saúde”, disse o diretor da ONG Patinha Amiga, Alessandro Maia França Brasil

O canil foi anunciado em 2010 e inicialmente a promessa era que fosse entregue em setembro de 2011. Mas as obras começaram só três anos depois, em janeiro de 2014. O investimento foi de mais de R$ 300 mil.

O prédio que foi construído para receber os animais abandonados pode parecer pronto, mas não tem nenhuma infraestrutura. Sem energia elétrica, sem água, o local é aberto e não tem cerca. Além disso, falta ainda cobertura para baias onde ficam os animais.

Canil foi inaugurado sem está pronto (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)
Canil foi inaugurado sem está pronto (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

“Precisa fazer novas baias porque a gente não tem estrutura e as pessoas estão abandonando os cachorros aqui achando que aqui é o canil municipal, que tem estrutura porque eles falaram que tem estrutura, que podiam ligar que eles iriam recolher, mas isso tudo é mentira. Aqui só tem nove baias, não comporta muitos cachorros e nós temos que fazer pelo menos umas 20, 30 baias”, explicou Alessandro.

Atualmente, o abrigo tem 47 cachorros e 16 filhotes da ONG Patinha Amiga. No dia 12 de dezembro, uma forte chuva soterrou o abrigo da ONG e vários animais morreram. Desde então, o espaço foi liberado para acolher os bichinhos. Além disso, é a organização que banca todos os custos para manter o canil.

“Não houve doação alguma da parte municipal, nem ração, nem medicação. Então, tivemos muitos animais feridos que foram internados e aí também não houve custo e nem ajuda”, falou a presidente da ONG, Ana Carolina Junqueira.

Procurado pelo RJTV, o secretário de Obras, Sandro Bonfim Amaral, disse que o canil vai ficar sob responsabilidade da prefeitura e que vão finalizar as obras nos próximos meses.

“No máximo em três meses nós vamos finalizar as obras ali. Tanto acesso, quanto estrutura do canil, de tal forma que nós consigamos dar dignidade para os animais, o acolhimento e o carinho necessário”, ressaltou.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.