Família adota cadela durante isolamento social e dá nome de Quarentena

Família adota cadela durante isolamento social e dá nome de Quarentena
Família de Jundiaí adota cadela durante período de isolamento social e dá o nome de Quarentena — Foto: Thiago Calheiro Costa/Arquivo pessoal

Quarentena. Além de uma medida para combater o coronavírus, este foi o nome dado a uma cadelinha adotada por uma família de Jundiaí (SP) durante o período de isolamento social.

Ao G1, os donos do animal, Thiago Calheiro Costa e Marisa Mara Silva Lima Calheiro Costa, contaram que a família já tinha interesse em adotar um cachorro, mas o desejo cresceu durante a quarentena por conta do coronavírus.

“Já tivemos um cãozinho, que morreu em 2016. Desde então, estamos tomando coragem para ter um outro cachorrinho, porque a gente trata que nem filho. Temos duas crianças pequenas e, como a nossa filha mais nova acabou de fazer 2 anos, pensamos que é um bom momento. Seria a hora de termos um filho cachorro”, diz Marisa.

Assim, a família ficou sabendo da cachorrinha através de uma publicação nas redes sociais e, com isso, decidiu ir até o abrigo para adotá-la.

“Quando bati o olho, já sabia que a Quarentena tinha que ser nossa. Estávamos receosos por ela já ter uma certa idade, mas fomos super surpreendidos positivamente”, comenta Marisa.

O nome da cadelinha no abrigo era Princesa, mas, devido à situação, a família escolheu batizá-la como Quarentena para simbolizar a alegria que o animal levou a eles durante o período de isolamento social.

“A primeira coisa que veio na cabeça foi o nome. A gente sabe o quanto ela sofreu e, pelo momento que estamos passando dificuldade, incerteza e pelo próprio medo, batizamos de Quarentena para lembrar que ela veio para trazer alegria”, explica.

Cadela adotada por família de Jundiaí é batizada de Quarentena — Foto: Thiago Calheiro Costa/Arquivo pessoal
Cadela adotada por família de Jundiaí é batizada de Quarentena — Foto: Thiago Calheiro Costa/Arquivo pessoal

“A gente não imaginava a repercussão que o nome dela ia dar. Deixamos um pouco mais leve esse momento e simbolizamos a alegria que vem do cachorro”, afirma Thiago.

“Foi uma comemoração e um brinde, porque a gente sabe a alegria que a Quarentena trouxe para o lar”, completa Marisa.

Além da Quarentena, outros animais também estavam disponíveis para adoção na ONG Pracinha dos Dogs. Até mesmo os filhotes da cadelinha ainda aguardam um lar.

Atualmente, Quarentena está saudável e se adaptando à nova casa, nova família e nova vida que ganhou. “Parece que, desde que chegou, ela já sentia que estava no lar, na família dela. Alegria e contentamento, brincando o tempo todo. Ela se identificou aqui, um lar dela e para ela”, conclui Thiago.

Quarentena foi o nome dado ao animal adotado em Jundiaí — Foto: Thiago Calheiro Costa/Arquivo pessoal
Quarentena foi o nome dado ao animal adotado em Jundiaí — Foto: Thiago Calheiro Costa/Arquivo pessoal
Adoções

VÍDEO: Cadela adotada por família de Jundiaí é batizada de Quarentena

Entre 21 de março e 21 de abril deste ano, nenhum animal foi adotado em Jundiaí, de acordo com o Departamento de Bem-Estar Animal (Debea), órgão da Unidade de Gestão de Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA).

No mesmo período do ano passado, foram adotados três cães e um gato. De acordo com a diretora do Debea, Daniela Araújo Passos, o critério de adoção também está mais rígido durante a pandemia.

“Nesse período de pandemia, a gente está mais restritivo ainda com as adoções, porque as pessoas acabam se interessando em adotar por impulso, porque estão isoladas e querem uma companhia. Não pensam se, quando voltar ao normal, vão ter condições de cuidar dos animais”, diz.

Daniela explica que a maior procura durante a quarentena é por filhotes, o que o departamento não possui. “Teve uma redução nas adoções, mas mantém uma certa procura. O perfil dos animais que as pessoas têm interesse a gente não tem, que são os filhotes, temos mais animais adultos.”

“A gente tem que promover a adoção, porque, para os animais, é bom ter uma família e troca de afeto. Às vezes, quando a pessoa volta a trabalhar, abandona, até dentro da própria casa, porque tem vários tipos de abandono. Sempre procuramos triar melhor, entender melhor a vida da pessoa”, finaliza.

Cadelinha é adotada em Jundiaí e recebe o nome de Quarentena — Foto: Thiago Calheiro Costa/Arquivo pessoal
Cadelinha é adotada em Jundiaí e recebe o nome de Quarentena — Foto: Thiago Calheiro Costa/Arquivo pessoal

Por Nicole Annunciato* e Fernanda Elnour, G1 Sorocaba e Jundiaí e TV TEM (* colaborou sob supervisão de Ana Paula Yabiku)

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.