Família salva baleia presa em rede de pesca no litoral norte de SP

Família salva baleia presa em rede de pesca no litoral norte de SP

Animal estava enrolado na rede e não conseguia nadar, diz marinheiro. Resgate foi feito com ajuda de uma faca e durou cerca de 2h30.

Uma família resgatou uma baleia que ficou presa em uma rede de pesca na tarde deste domingo (10) em São Sebastião, litoral norte de São Paulo.

De acordo com o marinheiro Márcio Flausino, ele estava pescando próximo a praia de Juquehy com os filhos, de 11 e 13 anos, quando eles viram o animal enroscado na rede.

“A rede estava abraçada nela, no rosto, nadadeiras. Ela estava cansada já e não estava conseguindo nadar mais. Pedimos o apoio do pessoal de um clube de iate da Barra do Una e fomos até ela”, contou.

Ele disse que não precisou pular na água e que tirou a rede com ajuda de uma faca. “Começamos meio dia e só terminou às 14h30. Ela estava com um pequeno ferimento nas costas, mas depois que ficou livre nadou sentido Barra do Una”, disse. Segundo ele, a rede tinha cerca de 100 metros.

SP SaoSebastiao familia salva baleia presa rede pesca2O marinheiro contou ainda que foi a primeira vez que a família ficou tão próxima de uma baleia. “Moramos na cidade, sempre estamos no mar, quando venho pescar sempre trago meus filhos. Ficamos muito feliz em salvar”, contou.

Cuidados

O oceanólogo Hugo Gallo afirma que a ação do grupo salvou o animal, mas que é arriscada. “O rapaz que salvou a baleia fez o certo de não pular, isso é um grande risco para uma pessoa”, afirmou.

O oceanógrafo diz ainda que quando avistar um animal em situação de risco, a orientação é ligar para o Corpo de Bombeiros pelo 190 ou para o SOS Animais Marinhos do Instituto Argonauta pelo 0800-642-3341. 

Fonte: G1 

Nota do Olhar Animal: Que um dia se dê conta que peixes são tão sencientes quanto baleias e pare de matá-los. 

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.