Faunamiga e PM resgatam égua que sofria supostos maus-tratos em Ouro, SC

Faunamiga e PM resgatam égua que sofria supostos maus-tratos em Ouro, SC

A Associação de Proteção Animal Faunamiga juntamente com a Polícia Militar de Capinzal efetuaram o resgate de animal (equino) nas imediações do Posto de Saúde do Parque Jardim Ouro, em Ouro.

Diversos chamados foram feitos para a Faunamiga solicitando ajuda para este animal que estaria há dias amarrado em um campo sem abrigo, ao tempo, sem água e pouco pasto. Segundo a ONG, através de várias denúncias foram constatados os maus-tratos a uma égua com  aproximadamente 14 anos. O animal estaria apresentando ferimento no casco e cicatrizes como fungos na pele. O médico veterinário foi acionado e em breve emitirá o laudo veterinário que será anexado aos procedimentos quanto à responsabilidade do tutor.

Ao questionar a esposa do tutor, ela afirmou que a égua está nessas condições há cerca de dois meses e que há 15 dias foi realocada naquele campo, antes estava em outro campo e se abrigava apenas embaixo de uma árvore. Ao ser questionada a razão de manter um animal nessas condições ela teria dito que a filha seria apegada ao animal. A égua foi recolhida e recebe os devidos cuidados.

A Faunamiga destaca que “o trabalho está intensificado em parceria com a Polícia Militar. Animais presos ao tempo, sem espaço para locomoção, comedouros e bebedouros que não estejam devidamente higienizados também serão levados a conhecimento da justiça e o tutor responsabilizado”.

O proprietário do animal entrou em contato com a reportagem contestando os supostos maus-tratos e disse que as denúncias são infundadas.

Fonte: Michel Teixeira

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.