Fazenda pode ser processada por maus-tratos a suínos, no Reino Unido

Fazenda pode ser processada por maus-tratos a suínos, no Reino Unido
Confinamento de suínos em fazenda acusada de maus-tratos no Reino Unido — Foto: Advogados pelos Animais

Uma fazenda no Reino Unido pode ser processada por ativistas pelos direitos dos animais, sob a acusação de maus-tratos à criação de suínos. A organização Advogados pelos Animais pediu para autoridades moverem uma ação, com base em imagens registradas na propriedade, segundo as quais, os animais eram submetidos ao que chamaram de “sofrimento inimaginável”, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

A equipe de vídeo coletou as imagens sem que o fazendeiro soubesse da gravação. Segundo a Glass Wall Films, os animais da Cross Farm, em Devon, tinham sinais de desnutrição e feridas não tratadas. E o espaço nos currais eram insuficientes para a movimentação dos animais. Cadáveres de suínos também eram deixados ao longo a área de currais e até da maternidade da fazenda.

“Estávamos interessados em documentar como o bem-estar animal melhorou ao longo do tempo nas fazendas britânicas e, por isso, visitamos uma onde foram prometidas melhorias. Foi um grande choque para nós que, longe de terem melhorado, as coisas estivessem tão más, talvez até piores, do que antes”, disse Christopher Shoebridge, da Glass Wall Films, ao The Guardian.

De acordo com a reportagem do jornal britânico, a fazenda denunciada pelos ativistas faz parte de um programa de certificação de produtos de alto padrão de qualidade. Mas não é a primeira vez que a empresa é alvo de queixas. Em 2017, outra investigação resultou em relatos de más condições das criações na propriedade, que tem um plantel estimado em 12 mil suínos.

“Nosso cliente está chocado e triste com o que a filmagem revela e está chocado com o fato de que possíveis violações da lei de bem-estar parecem estar ocorrendo rotineiramente”, afirmam os ativistas, em carta enviada a autoridades.

Segundo os responsáveis pelas imagens, fazenda tinha animais com feridas sem tratamento nos confinamentos — Foto: Advocates for Animals
Segundo os responsáveis pelas imagens, fazenda tinha animais com feridas sem tratamento nos confinamentos — Foto: Advocates for Animals

Por Daniela Walzburiech

Fonte: Globo Rural


Nota do Olhar Animal: Essa é uma das situações no sistema de produção de carne e de outros produtos de origem animal em que os animais são submetidos a intensos maus-tratos. Trata-se de um agravante em relação ao dano maior, que é o abate, que viola o interesse mais básico destes seres, que é o interesse em viver. Só há uma forma definitiva de poupar os animais de todo esse sofrimento, só há uma maneira de não ser cúmplice da crueldade e da injustiça cometida contra eles: é não consumindo estes “produtos” e, assim, deixando de financiar as atrocidades cometidas contra estes animais.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.