Feira de Santana (BA) espera vacinar cerca de 85 mil animais contra raiva

Feira de Santana (BA) espera vacinar cerca de 85 mil animais contra raiva

A doença está erradicada no município há mais de uma década.

Desde 2001 não é registrado caso de raiva humana em Feira de Santana. Em animais, a última incidência foi em 2004. A doença está erradicada no município há mais de uma década. Visando manter o desarraigamento desta endemia, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pretende vacinar cerca de 85 mil animais – entre cães e gatos – até o final deste ano.

Entre os dias 4 e 8 de agosto será realizada a Campanha de Vacinação Antirrábica em diversos postos fixos e volantes em bairros da cidade. A ação começará pelo bairro Novo Horizonte (dia 4), Alto do Papagaio e Feira VI (dia 5), Cidade Nova e Feira V (dia 6), Santa Mônica I (dia 7), e Santa Mônica II (dia 8).

A vacinação será realizada nos Postos de Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) das respectivas localidades. A coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro, informa que após o período de campanha a vacina continuará sendo fornecida diariamente no posto fixo do Centro de Zoonoses, situado na avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno), no bairro Pedra do Descanso.

“Todos os cães e gatos, com idade a partir de três meses, devem ser vacinados. Não existe nenhuma contra-indicação. Ou seja, mesmo o animal gestante ou idoso deve receber a dose, independente de já ter sido vacinado anteriormente”, alerta a coordenadora. O posto fixo do CCZ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Mirza observa que a vacinação sistemática de cães e gatos é responsável pela diminuição dos casos de raiva no mundo. “É uma zoonose que é 100% letal e não possui um tratamento específico. Por isso precisamos nos manter vigilantes para que permaneça sem nenhum caso no município”, pontua.

Fonte: Folha do Estado da Bahia (com informações da Secom/PMFS)

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.